A Assembleia do Tocantins quer começar a fazer sessões remotas a partir de terça-feira, 24. Para isso, o Legislativo tenta conseguir o compartilhamento da tecnologia inaugurada nesta sexta-feira, 20, pelo Senado. Essa é a saída para que os Parlamentos não parem durante a pandemia do novo coronavírus. O articulador é o senador Eduardo Gomes (MDB), líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso. Uma reunião na segunda-feira, 23, vai definir se a Casa poderá ou não fazer a sessão remota na terça.
Espécie de App
Conforme o jornal Folha de S.Paulo, o sistema é uma espécie de App que senadores instalam em celulares, tablets, desktops e notebooks. Por ele, fazem as discussões e votações por áudio e vídeo. Caso o parlamentar tenha dificuldade de conexão de internet, poderá participar por telefone.
Kátia por telefone
Foi o que aconteceu nesta sexta, por exemplo, conforme a Folha, com a senadora tocantinense Kátia Abreu (PDT-TO), que participou da sessão remota durante um deslocamento de carro aqui no Tocantins, e também com os senadores Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Plínio Valério (PSDB-AM).