O ex-senador Ataídes Oliveira desistiu do PSDB, do qual foi destituído da presidência regional no dia 4 de março, e se filiou na sábado, 4, ao Progressistas (PP), agora comandado pela senadora Kátia Abreu. Em material distribuído pela senadora à imprensa, Ataídes é apresentado como pré-candidato a prefeito de Palmas pela legenda.
Eleito suplente
O ex-senador disputou pelo PSDB as eleições de 2010, quando foi eleito primeiro suplente de João Ribeiro (PR). Em 2014, ele concorreu a governador do Tocantins pelo Pros, mas voltou ao PSDB e assumiu o comando da legenda em 2015.
Divergências internas
As divergências internas no PSDB começaram pouco antes da então vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) assumir o comando do município. Como presidente da comissão metropolitana tucana em 2017, ela tentou criar o diretório, mas Ataídes fez uma intervenção e a destituiu do comando do partido em Palmas.
Tentativa de expulsão
No início de 2019, Ataídes tentou expulsar a já então prefeita de Palmas do PSDB, mas a executiva nacional tucana arquivou o processo, junto com ações contra gestores de capital de outros Estados.
Pré-candidatura
No segundo semestre do ano passado, o ex-senador colocou seu nome como pré-candidato a prefeito de Palmas e em fevereiro deste ano anunciou que iria realizar uma prévia no início de abril para decidir quem disputaria a Prefeitura da Capital pelo PSDB. Além dele e Cinthia, a deputada estadual Luana Ribeiro também tinha interesse de colocar o nome na corrida sucessória.
Intervenção
No entanto, no dia 4 de março, a executiva nacional do PSDB fez a intervenção no diretório regional e no metropolitano e passou o comando tucano no Estado para Cinthia. Ataídes chegou a anunciar que iria à Justiça contra a intervenção, mas agora se filiou ao Progressistas.
Senador impecável
No material que enviou à imprensa, Kátia afirmou que Ataídes exerceu seu mandato de senador da República “de forma impecável e o PP se orgulha” por tê-lo nos quadros. “Desejo boas vindas e uma nova fase de muito trabalho e dedicação em prol das famílias do Tocantins e de Palmas”, disse a presidente da legenda na nota enviada às redações.
Emprego a 15 mil e recursos para prefeituras
Advogado, contador e empresário pioneiro na capital, Ataídes administra empresas que já geraram mais de 15 mil empregos no Tocantins, mais de 8 mil deles em Palmas. Como senador de 2013 a 2019, destinou recursos expressivos para as prefeituras do Estado e apresentou projetos importantes para a sociedade, como o que garante que mulheres gestantes e lactantes se afastem do trabalho com direito a pagamento de adicional de insalubridade. Ele não conseguiu a reeleição em 2018, mas obteve mais de 170 mil votos na eleição para o Senado.
Paço e Palácio juntos
À Coluna do CT, Ataídes disse que ainda estuda o convite para disputar a prefeitura, mas admitiu que há grande possibilidade de sua candidatura se concretizar. “Se minha participação for importante para formar uma frente de oposição ao Palácio e ao Paço, que estão juntos, eu posso concorrer, porque a Capital não pode continuar como está. Precisamos gerar empregos”, defendeu o ex-senador.
Conversas
Ele revelou já ter conversado sobre o processo sucessório com os ex-prefeitos Carlos Amastha (PSB) e Raul Filho, além do deputado estadual Júnior Geo (Pros).