Começou a movimentação dos congressistas tocantinenses para definir quem será o próximo coordenador da bancada do Estado, função atualmente com o deputado Carlos Gaguim (DEM). A vaga este ano é do Senado e o nome que teria praticamente unanimidade é o de Eduardo Gomes (MDB).
Pode continuar na Câmara
Os senadores Kátia Abreu (PDT) e Irajá Abreu (PSD) não teriam apoio dos colegas para assumir o posto. Assim, a coordenação ficará com Gomes ou pode continuar na Câmara dos Deputados, onde três parlamentares são cotados: Osires Damaso (PSC), Vicentinho Júnior (PL) e Dorinha Seabra Rezende (DEM), que estava no posto antes de Gaguim.
Palácio não quer
Os dois últimos —Vicentinho e Dorinha — enfrentam resistência do grupo do Palácio Araguaia, mas como a relação da bancada federal com o governo Mauro Carlesse (DEM) não anda das melhores, tudo pode ocorrer. Os insatisfeitos com o governador somam pelo menos cinco dos oito deputados. Kátia também está distanciada dele.
O nome da conciliação
De toda forma, um nome que representaria a conciliação de todos no momento é o de Damaso, que tem bom relacionamento com o Palácio Araguaia e com o Palácio do Planalto.