CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

VEREADOR CASSADO / Erivelton da Silva Santos assume vaga de Hélio Santana na Câmara de Palmas

O suplente Erivelton da Silva Santos (PV) assumiu na manhã desta quinta-feira, 6, a vaga do vereador Hélio Santana, que foi cassado na sexta-feira, 31, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), por infidelidade partidária.

Pressão do PV

Nos bastidores da Câmara, o que se conta é que o presidente Marilon Barbosa (PSB) teria dez dias para dar posse ao novo parlamentar, prazo que venceria no dia 13, mas teria cedido à pressão da presidente regional do PV, deputada estadual Cláudia Lelis, e antecipou o ato.

Assumiu há um ano

Na Câmara, Santana era suplente de vereador e assumiu o mandato em definitivo no dia 2 de fevereiro do ano passado, porque Léo Barbosa (SD) foi eleito deputado estadual.

Saiu e tentou voltar

A ação contra Hélio Santana foi movida por Erivelton e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O vereador cassado foi eleito suplente pelo PV em 2016, mas deixou o partido em 2018 para disputar vaga na Assembleia pelo Avante. Depois da eleição tentou voltar à antiga legenda, mas o pedido foi rejeitado pela executiva regional.

Achou que se manteria no cargo

Santana chegou a dizer à Coluna do CT que recorreria da decisão no cargo, mas teve que sair antes.

Excludentes

O parlamentar alega que se enquadra nos excludentes previstos pela legislação porque o PV, segundo ele, mudou o programa na política de coligação. “Era para ser uma chapa pura e fez coligação”, sustenta. Além disso, Santana acusa o ex-partido de perseguição e diz que está formalmente filiado, conforme prevê o estatuto da legenda.

Reingresso

Isso porque, depois que saiu do PV, pediu o reingresso e o partido tinha 15 dias para se manifestar favorável ou contrário, mas levou 90 dias para fazê-lo.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também