O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) chegou ao Fórum de Governadores realizado na manhã desta quarta-feira, 14, em Brasília no momento em que o chefe do Executivo do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), fazia seu pronunciamento. Assim, Bolsonaro pôde ouvir as demandas apresentadas pelo governador tocantinense.
Carlesse pediu prioridade na retomada de obras, além da revisão da Lei Kandir para que Estados e municípios sejam fortalecidos com maior repasse de recursos e, também, a desburocratização de licenciamentos ambientais, visando agilidade na instalação de empreendimentos geradores de emprego e renda.
LEIA MAIS
— BOM DIA – Sem repensar a folha, não haverá ajuda da União que resolverá o problema do TO
— Bolsonaro diz a governadores que há medidas amargas, mas necessárias
“O Tocantins é um Estado novo e que precisa do apoio do governo federal”, defendeu Carlesse. Ele contou que o Estado já está fazendo a sua parte reduzindo despesas e ajustando as contas. “Mas o Estado tem um grande potencial que fica prejudicado pela paralisação de obras de infraestrutura. A falta dessas obras afeta diretamente o setor produtivo, que tem dificuldades em escoar a produção. O Tocantins também possui grande potencial turístico, mas esbarra na falta de infraestrutura para atender bem nossos visitantes”, disse o governador.
Em sua fala, Bolsonaro destacou a fala de Carlesse em relação à burocracia para licenciamentos ambientais. “Temos que aprovar as reformas que estão sendo ultimadas pela minha equipe e temos que buscar soluções para os problemas, não só na economia. Agora a pouco o governador do Tocantins falou sobre a questão ambiental. Queremos preservar o meio ambiente, mas não da forma como está aí”, disse o presidente eleito, sendo aplaudido pelos governadores.
Carlesse avaliou como positiva a iniciativa do encontro e solicitou que outros eventos desta natureza se repitam para que as discussões das questões de interesse comum sejam debatidas de forma permanente. (Com informações da Secom TO)