O candidato a deputado federal Felipe Rocha(PSB) disse nesta segunda-feira, 24, que esteve da região de Paraíso do Tocantins a Lagoa da Confusão, e que ouviu as demandas dos produtores. Ele ressaltou ter constatado a ausência de crédito para impulsionar ainda mais os produtores com potencialidade na região. “A produção de grãos, sementes e melancia avançou, mas avançou pouco na região. Hoje a região do Vale do Araguaia é a que mais produz no Estado. A agricultura e pecuária avançarão mais com a desburocratização, com uma melhor linha de crédito e com a regularização fundiária de terras, aquelas ainda não tituladas”, ressaltou.
“A região do Vale é responsável por 15% do arroz produzido no País; com todos esses gargalos, a produção cresce, e vai crescer mais ainda se tiver uma defesa e uma atenção maior. Podemos ser o maior produtor de grãos do país, por exemplo”, enfatizou.
Felipe Rocha disse ainda que, de acordo com os estudos da Embrapa, o Vale do Araguaia é um grande potencial para a expansão da orizicultura brasileira, com condições para atendimento do mercado das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
“A insegurança da titularidade das áreas também impedem novos investimentos, temos que defender os interesses do Tocantins diante a União e a defesa da manutenção da titularidade das terras para o Estado do Tocantins é primordial para nos agigantarmos na produção de grãos. Essa defesa será minha, e, como deputado federal, faremos próximo do impossível para resolver esses gargalos”, afirmou o candidato Felipe Rocha. (Com informações da assessoria de imprensa)