O governador Mauro Carlesse (PHS) reuniu todo o secretariado na noite de quarta-feira, 6, no Palácio Araguaia para uma discussão conjunta sobre soluções para as demandas da saúde. Entre outros pontos, o chefe do Executivo revelou estudar alternativas para a jornada de trabalho nos hospitais e cobrou soluções para o desabastecimentos dos hospitais. A reunião será a primeira de encontros semanais temáticos com os secretários.
Um dos principais problemas enfrentados pela administração é a insatisfação dos médicos com a Portaria 247 de 2018 que regulamentou a carga horária dos servidores contratados, o que gerou uma reação negativa imediata da categoria. Alguns profissionais chegaram a cogitar deixar imediatamente os serviço, mas foram impedidos pela Justiça, que os obrigou a cumprir com aviso prévio.
Na reunião, o governador revelou que espera por fim à discussão sobre a jornada de trabalho e pretende apresentar uma nova alternativa nos próximos dias. Da mesma forma, Mauro Carlesse já determinou que o Estado pague melhores salários para médicos especialistas, visando valorizar melhor os profissionais que já atuam no Tocantins e também atrair novos para trabalhar nos hospitais da Capital e do interior.
Também ficou definido que a Secretaria da Saúde (Sesau) apresentará um levantamento de todas as demandas referentes ao abastecimento dos hospitais. A determinação do governador é que todos os entraves burocráticos que impedem o abastecimento estejam resolvidos em 10 dias, incluindo pagamentos e soluções com aos fornecedores de medicamentos.
Para reduzir os entraves burocráticos que retardam o abastecimento dos hospitais, Carlesse ainda solicitou a designação de um procurador para atuar dentro da Sesau
Outra determinação do governador foi relacionada a qualidade da alimentação fornecida nos hospitais da região sul do Estado. Mauro Carlesse concedeu 24 horas para que a empresa fornecedora da alimentação adeque o produto ao estabelecido em contrato, sob pena de cancelamento da contratação e a convocação da próxima classificada na licitação.
A possibilidade de descentralização da gestão dos hospitais regionais também foi debatida. A medida visa dar maior autonomia às unidades, agilizando a solução de problemas pontuais e evitando que tais demandas prejudiquem os atendimentos nas demais unidades. Esta medida passará por análise jurídica.
Carlesse colocou na pauta a reativação do programa Opera Tocantins. O governador pretende que o projeto volte a realizar cirurgias ainda neste mês de março, sendo que o Estado já estuda a forma de remuneração dos profissionais que estarão envolvidos nesta etapa do programa.
Já ao secretário da Infraestrutura, Renato de Assunção, o governador Mauro Carlesse determinou que seja agilizada a conclusão das obras do centro cirúrgico do Hospital Geral de Palmas.
“Esta é uma reunião integrada, pois várias secretarias têm condições de ajudar a solucionar os problemas da Saúde. Tanto na parte de Segurança, evitando acidentes de trânsito, como na Educação que pode realizar acompanhamento e orientação, a Infraestrutura pode agilizar a conclusão de obras como a do centro cirúrgico do Hospital Geral de Palmas (HGP), a Administração averiguando a situação dos contratos de trabalho. Enfim, todos têm uma parcela de contribuição e precisamos fortalecer a Saúde do Estado para resolver esses problemas e melhorar a qualidade no atendimento”, comentou o governador em material enviado à imprensa.
Presenças
Além do titular da Sesau, Renato Jayme, também participaram da reunião, a secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; o secretário da Infraestrutura, Renato de Assunção; o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Administração, Edson Cabral; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras; o secretário da Casa Militar, tenente coronel Silva Neto; o secretário da Comunicação, João Neto; o procurador-geral do Estado, Nivair Borges; a secretária-executiva da Governadoria, Juliana Passarin; e o chefe de gabinete do Governador, Divino Alan Siqueira. (Com informações da Secom Tocantins)