Após o embaixador do Japão, Akira Yamada, inaugurar a ampliação da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins, com sede em Palmas e reforçar as relações institucionais com o Tocantins, o governador Mauro Carlese disse que o Estado está aberto aos japoneses na promoção de parcerias de interesse mútuo. “Temos todo interesse em continuar as parcerias com o povo japonês. Aqui temos todas as condições de produção de alimentos, clima favorável, infraestrutura e ótima localização. Nosso governo quer os japoneses aqui investindo e promovendo desenvolvimento”, disse Carlesse.
Na oportunidade, Akira Yamada destacou as parcerias entre o Tocantins e o Japão, sobretudo no setor da agricultura, por meio do Projeto de Desenvolvimento do Cerrado (Prodecer), com forte atuação na região de Pedro Afonso desde 1996. “Esse projeto é muito importante para o Japão, para o Tocantins e para o Brasil. Espero que os nossos laços de cooperação possam se desenvolver ainda mais”, disse o embaixador que ainda propôs parceria na área da educação, no sentido de promover o ensino da língua japonesa, por de meio de intercâmbios com estudantes do ensino médio.
Primeira visita
No fim da manhã desta terça-feira, 22, em sua primeira visita ao Estado, o embaixador destacou a receptividade da equipe de governo. “Foi uma alegria e uma surpresa muito grande a forma como fomos recebidos aqui no centro do Brasil. O Tocantins desperta muito interesse do Japão e é importante promovermos e fortalecermos as nossas relações de cooperação com o Estado”, ressaltou o embaixador.
Participaram da reunião os secretários do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Dearley Künh; do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Dourado; da Segurança Pública, Deusiano Pereira Amorim e outros auxiliares do Governo.
Visita ao HGP
Ainda nessa terça-feira, o embaixador e a segunda-secretária, Saeko Inayoshi, visitaram o Hospital Geral de Palmas (HGP). Em 2013, a unidade hospitalar foi beneficiada pelo projeto de doação da embaixada Japonesa no Brasil, com recursos para aquisição de equipamentos, como seis ventiladores pulmonares e dois aparelhos de anestesia. Os equipamentos atualmente são utilizados na sala vermelha do Pronto–Socorro, sala de Hemodinâmica, alas de internação e centro cirúrgico.
Para o embaixador Akira Yamada foi importante conhecer a estrutura hospitalar de uma unidade brasileira. “É a primeira vez que estou em um hospital no Brasil, foi uma visita muito interessante e agradeço a todos”, declarou.
O subsecretário da Secretaria de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini agradeceu a embaixada pela doação dos equipamentos e a atenção para com sua utilização. “Os equipamentos vão ser muito bem cuidados, eu como médico anestesista posso dizer que equipamentos fazem a diferença para uma unidade hospitalar e para os pacientes, não é uma simples ação, é um produto que vem para que nós possamos cuidar de pessoas”, ressaltou.
A diretora geral adjunta do HGP, Renata Duran destacou que os equipamentos estão sendo bem utilizados. “Nosso projeto além de ser voltado para a assistência aos pacientes, oferece residência em Anestesiologia, onde os equipamentos doados são utilizados também na formação dos nossos futuros profissionais”, concluiu. (Com informações da ascom da Sesau e assessoria de imprensa)