O governador Mauro Carlesse (DEM) vai participar nesta segunda-feira, 2, da primeira das duas reuniões que uma comitiva ministerial vai realizar com os governadores da região amazônica. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que coordena a comitiva, ligou para Carlesse neste final de semana fazendo o convite para o encontro de Belém (PA), a partir das 9h30. O segundo encontro será na terça-feira, 3, em Manaus (AM).
As pastas da comitiva
Também integram a comitiva os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Governo, dos ministérios da Defesa, Agricultura, do Meio Ambiente, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos e de Minas e Energia.
Importância do diálogo
Onyx Lorenzoni destacou a importância do diálogo com as autoridades locais na busca de soluções para a região. “O presidente, depois de receber aqui no Planalto os governadores da Amazônia Legal, determinou que fôssemos até lá para ouvir as demandas e, juntos, buscar soluções para as questões que envolvem a região, levando em conta a especificidade de cada Estado”, afirmou.
Desenvolvimento sustentável
Na terça-feira, 27, os governadores da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) entregaram ao presidente Jair Bolsonaro propostas para um planejamento estratégico que leve ao desenvolvimento sustentável da região, entre as quais a regularização fundiária e a retomada da cooperação internacional, especialmente o Fundo Amazônia. Bolsonaro reuniu os chefes de Executivo estaduais, no Palácio do Planalto, para discutir as ações de combate às queimadas na região. (Com informações da Agência Brasil)