A comissão eleitoral da seccional tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encerrou na segunda-feira, 29, o prazo para pedidos de registro de candidatura à presidência da entidade. Três chapas vão enfrentar as urnas no dia 29 de novembro, encabeçadas pelo situacionista Célio Henrique, e os oposicionistas Gedeon Pitaluga e Juvenal Klayber.
Célio Henrique Magalhães Rocha lidera a chapa “OAB Proativa”, tendo como vice Albery Silva. Gedeon Batista Pitaluga Júnior, ao lado de Janay Garcia, está à frente da “OAB Independente”. Juvenal Klayber disputa o comando da seccional pela chapa “Advocacia Unida e OAB Respeitada”, com Adriana Abi–Jaudi Brandão como candidata a vice-presidente.
O presidente da comissão eleitoral, Hugo Moura, informa que toda documentação já está sendo analisada. Após a avaliação de eventuais impugnações, a comissão publicará edital confirmando os registros ou notificando as chapas para sanar pendências. “Junto com os meus colegas, e com o apoio da assessoria jurídica, estamos cuidando de todos os aspectos de logística e registros de chapas para que o pleito tenha toda a lisura necessária e seja o mais democrático possível, obedecendo as regras estipuladas no Estatuto da Advocacia”, afirma.
A votação acontece no dia 29 de novembro das 9 às 17 horas na sede da seccional na Capital e nas 14 cidades que conta com a presença da OAB. Além do comando da entidade, as novas diretorias das subseções também serão escolhidas.
Das 14 cidades, 9 estão com chapa única e cinco terão duas chapas disputando: Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Colinas. Portanto, nas subseções os advogados e vão votar duas vezes – primeiro para escolher a diretoria local e depois o comando da seccional.