O empresário e técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo e outras 20 personalidades receberam na tarde desta segunda-feira, 16, o título de Cidadão Tocantinense. Em seu discurso, Luxemburgo garantiu que vai trabalhar para colocar um clube do Tocantins na Série B do campeonato brasileiro. “É um projeto pessoal”, avisou o técnico, que já havia recebido o título de cidadão palmense.
Crítica à CBF
Ele criticou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ao lembrar que a entidade tem uma propriedade perto do condomínio Polinésia, na região norte de Palmas, mas que “não faz nada pelo futebol do Tocantins”. “Não fez nenhum centro de treinamento [na área] para que a garotada do Tocantins pudesse ter o prazer de ser descoberta”, afirmou, lembrando de alguns tocantinenses que conseguiram se destacar no esporte.
Cobrar CBF e Federação do Tocantins
O técnico defendeu que é preciso cobrar da CBF que essa área “não fique cheia de matagal como está lá, sem fazer um centro de treinamento para a molecada ter a oportunidade que eu tive”. “Cada um de nós tem que cobrar da Federação do Tocantins”, orientou.
Vai ajudar o futebol
Luxemburgo disse que vai ajudar o futebol. Ele avisou que sua emissora no Estado — a TV Jovem/Record — transmitirá o campeonato do Tocantins e vai buscar empresários para que os jogadores do Estado possam federados.
Também foram homenageados
Além de Luxemburgo, também receberam a homenagem o senador Eduardo Gomes (MDB); o ex-vice-prefeito de Palmas Derval de Paiva; o radialista Compadre Pimenta; o escritor Junior Batista; o ativista social Ricardo Ribeirinha; as desembargadoras Ângela Prudente, Maysa Vendraminini e Etelvina Sampaio; o advogado Solano Donato; a juíza Célia Regina, os agropecuaristas Gilvan Gomes e Roberto Paulino; o servidor público Gutemberg Vieira, os empresários Itelvino Pisoni, João Paulo Guarese, Renato Miranda e Edison Dutra; o delegado Josué Alencar; o juiz Luiz Otávio de Quiroz; o fisioterapeuta Seiki Yamada e a médica Rosemary Latrônico.
Assista o discurso do técnico Vanderlei Luxemburgo: