A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), postou no Twitter nesta quinta-feira, 28, ter determinado à Secretaria Municipal da Saúde que torne pública a lista dos profissionais do município que estão sendo vacinados contra a Covid-19. Segundo ela, o objetivo é dar transparência ao processo. “Atende o anseio da sociedade e também fortalece o trabalho dos órgãos de controle”, defendeu Cinthia.
Setor privado e Estado
Num segundo post, a prefeita disse que espera que a rede privada e a Secretaria Estadual da Saúde também divulguem suas listas.
Kátia cobra agilidade e transparência
Já a senadora Kátia Abreu (PP) cobrou “agilidade e transparência por parte da Secretaria de Saúde do Tocantins” na distribuição e aplicação da vacina contra a Covid-19. Segundo ela, o Estado vacinou apenas 452 pessoas até esta quinta. “O pior desempenho entre todas as unidades da Federação. No país todo, passa de 1,3 milhão a quantidade de pessoas imunizadas, segundo informações do CoronavírusBRBot (projeto que compila dados do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais), fonte utilizada por veículos nacionais da imprensa”, apontou a senadora.
Recebe, confere e distribui
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que cabe ao Estado “receber, conferir e distribuir as doses das vacinas, de forma equânime entre os municípios com as informações consolidadas pelo Ministério da Saúde (MS)”.
Sistema congestionado
A pasta destacou que desde 1977, ano da criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação cabe aos municípios, que, na sequência, devem alimentar o sistema do ministério. “A SES enfatiza que atualmente o sistema do Ministério da Saúde está totalmente congestionado, mas os municípios estão trabalhando, apesar das dificuldades como às registradas pelos indígenas, que têm difícil acesso e muitas aldeias em um mesmo município, como por exemplo, Tocantinópolis que possui dezenas de aldeias”, afirmou a nota.
Informativo da ATM
Inclusive, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) emitiu uma nota justamente com orientação aos gestores municipais, em especial da área da saúde, sobre os procedimentos que deverão ser realizados pelas prefeituras quanto à publicidade e transparência sobre a vacinação contra a Covid-19 nos municípios. O informativo ainda trata do repasse de dados ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) do Ministério da Saúde.
Confira os posts da prefeita Cinthia Ribeiro: