Uma série de homenagens ao ex-governador Siqueira Campos, que faleceu na noite dessa terça-feira, 4, já está sendo discutida nas instâncias federal, estadual e municipal. Em Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) anunciou que pretende resgatar um projeto de lei do ex-prefeito Raul Filho, de maio de 2009 [confira aqui], que altera o nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Governador Siqueira Campos.
A POLÊMICA
Essa proposta gerou muita polêmica na época e surgiu em meio a uma briga que havia entre Raul e o então ex-governador Marcelo Miranda e o pai dele, Brito Miranda, que ainda estavam totalmente rompidos com Siqueira. O projeto foi recebido como uma forma de o prefeito irritar os Miranda.
Pouco antes, em dezembro de 2008, o então prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão (PT), havia colocado o nome de Brito na nova rodoviária da cidade, o que acabou sendo judicializado e nome do ex-secretário estadual da Infraestrutura teve que ser retirado do prédio, em dezembro de 2011. A ação foi movida pelo vereador da época Neto Aires, filho do ex-senador Vicentinho Alves, um dos mais importantes aliados de Siqueira.
30 DIAS DEPOIS DA MORTE
Diante da polêmica e para pôr fim a ela, o próprio ex-governador sugeriu em carta ao então presidente da Câmara de Palmas, Wanderlei Barbosa, que o projeto previsse que a avenida levasse o seu nome somente 30 dias após sua morte. O então prefeito Raul enviou ofício em resposta a Siqueira em que disse que a sugestão do ex-governador “mais uma vez deixa bem clara a grandeza de espírito que norteia o homem público que sempre foi, independente de estar no exercício do poder”.
Porém, Raul disse ao ex-governador que manteria o projeto em tramitação na Câmara por acreditar que “as homenagens devem permitir ao homenageado vivenciar plenamente o júbilo de ter os seus feitos reconhecidos”.
APROVADO, MAS NÃO IMPLEMENTADO
Segundo a Prefeitura de Palmas, o projeto de Raul foi aprovado ainda em 2009 pela Câmara, “mas ainda não havia sido implementada a homenagem”. Agora o município disse que está realizando “consultas legais necessárias” para implementação de Lei Municipal n.º 1611, de 7 de maio de 2009, que altera a denominação da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Governador Siqueira Campos”.
NOME A PONTE
Outra proposta que está surgindo é do deputado federal Lázaro Botelho (PP), que apresentou na Câmara, nesta quarta-feira, 5, projeto de lei que dá nome de Siqueira Campos à ponte em construção sobre o Rio Araguaia e que vai ligar os municípios de Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). “A proposta de nomeá-la como ‘Ponte Siqueira Campos’ é uma homenagem adequada a este estimado estadista cuja contribuição deixou uma marca indelével na história do Tocantins”, avaliou Lázaro.
HOMENAGEM DA ALETO
Já nos bastidores da Assembleia, uma ideia é construir um mausoléu na Praça dos Girassóis para colocar o corpo de Siqueira. Ainda se discute mudar o nome da praça para Siqueira Campos ou do Memorial Coluna Prestes para homenagear o ex-governador. Outras possibilidades são dar nome do líder política ao Palácio Araguaia ou à Ponte Fernando Henrique Cardoso. No entanto, o que se quer é que haja consenso para apenas uma homenagem.