O coletivo Somos anunciou nesta quinta-feira, 7, que terá dois pré-candidatos a deputado federal: a professora Natália Pimenta (PSB), como representante de Gurupi e da região Sul; e o ativista por direitos de acessibilidade, da pessoa com deficiência e de inclusão, Edu Alves, como nome de Araguaína e do Norte do Tocantins. O grupo é primeiro projeto de mandato coletivo lançado no Estado e estreou nas eleições de 2020 da Capital, conseguindo angariar a segunda suplência do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara. Além destes dois projetos, o grupo ainda
Entenda
Conforme o Somos, o mandato coletivo é uma forma da população ser representada não por uma única pessoa, como já acontece na política tradicional, mas sim por um grupo plural. Nesta nova proposta de democracia, além da figura do parlamentar, que pelo é chamado de “porta-voz”, aparecem as figuras dos co-deputados, que compartilham da vida do gabinete e horizontalmente tem o mesmo poder de decisão. Todas as regras de participação seguem o estabelecido no próprio estatuto interno do mandato.
Três pré-candidaturas
Além de Natália Pimenta e Edu Alves, o Somos ainda tem as pré-candidaturas do servidor público federal Alexandre Peara e da pesquisadora Thamires Lima como representantes da região central do Estado.
Confira o anúncio nas redes: