No dia em que a curva da Covid-19 de Araguaína ultrapassou a de Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) postou no Twitter que, se não fossem as medidas mais rígidas de isolamento social adotadas, a situação seria mais grave na Capital, que acumulava nessa sexta-feira, 1º, 66 casos e duas mortes pelo novo coronavírus. Conforme o post de Cinthia, por Palmas ter uma população maior, sem uma quarentena dura, o número de casos aqui seria superior ao dos outros municípios.
75 casos da Covid-19
Nessa sexta, Araguaína chegou a 75 casos da doença, e o sistema de saúde local ameaça entrar em estresse nos próximos dias. A cidade fez uma ampla flexibilização da quarentena, mas, com o aumento abrupto do número de confirmações do novo coronavírus, adotou medidas mais rígidas novamente.
Retrata os últimos 15 dias
Noutro post, a prefeita disse que “algumas pessoas entendem de forma clara que o status epidemiológico da Covid-19 hoje no Tocantins retrata exatamente as ações dos últimos 15 dias”. “As decisões mais assertivas continuam sendo aquelas que respeitam a ciência e se baseiam nas orientações dos especialistas em saúde”, avisou.
Confira os posts da prefeita Cinthia:
Algumas pessoas entendem de forma clara, que o status epidemiológico da #COVID__19 hoje no TO, retrata exatamente as ações dos últimos 15 dias. As decisões mais assertivas continuam sendo aquelas que respeitam a ciência e se baseiam nas orientações dos especialistas em saúde
— Cinthia Ribeiro (@CinthiaCRibeiro) May 2, 2020
Palmas por a ser capital, possui a maior população do Tocantins. Consequentemente, teríamos o maior número de casos, se não tivéssemos adotado medidas mais rígidas para o distanciamento social que os demais municípios
— Cinthia Ribeiro (@CinthiaCRibeiro) May 2, 2020