Com Palmas responsável por 11.434 dos 46.364 casos de Covid-19 do Tocantins [24,6%] e somando 82 óbitos pela doença – conforme dados do boletim epidemiológico desta quarta-feira, 26 -, o governador Mauro Carlesse (DEM) resolveu convidar a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e a secretária municipal de Saúde, Valéria Paranaguá, para discutir a situação da pandemia do novo coronavírus na Capital. Conforme a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), o encontro está previsto para ocorrer no Palácio Araguaia em data e horário que ainda serão agendados pelas equipes dos dois governantes.
Verificar convergências
Mauro Carlesse fala em alinhar estratégias para conter o avanço da doença. “Estamos abertos para tratar sobre a pandemia de forma séria, como assunto de saúde pública. Nosso intuito com essa reunião é discutir esse cenário e verificar os pontos que podemos convergir para que a circulação do vírus diminua e, consequentemente, que tanto o nosso sistema de saúde dê conta de atender às pessoas, como também que essas ações possam preservar vidas”, assegurou o governador por meio de texto da Secom.
Reaproximação
O convite é mais um sinal de aproximação após alguns atritos entre o governo e a prefeitura. O Palácio Araguaia queria mais investimentos do município para desafogar a rede estadual de saúde, já o Paço sugeriu uma atuação do Executivo estadual para coordenar ações como o lockdown. A possível reconciliação já vinha sendo sinalizada pelos secretários Edgar Tollini, do Estado, e Valéria Paranaguá.