O governador Mauro Carlesse (DEM) autorizou na manhã desta sexta-feira, 25, a implantação do campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Paraíso. A unidade pôde ser viabilizada graças a uma emenda ao orçamento da União do deputado federal Osires Damaso (PSC), no valor de R$ 3 milhões.
Vestibular já em fevereiro
Conforme o governo do Estado, os estudos técnicos para instalação do campus no município iniciaram ainda no ano passado e apontaram para viabilidade de implantação dos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Agronegócio. A instituição vai funcionar inicialmente nas instalações do Colégio Estadual Trajano Coelho Neto e, segundo o reitor da Universidade, Augusto Resende, a expectativa é que o primeiro vestibular seja realizado já em fevereiro. Por sua vez, o governador Mauro Carlesse se comprometeu a implantar também o curso de Medicina, que deverá funcionar em 2021.
Projeto de mais de um ano
Carlesse afirmou que o projeto estava sendo elaborado havia mais de um ano, mas faltava orçamento, problema agora resolvido com a emenda de Damaso. Segundo o governador, a autorização assinada nesta sexta-feira torna realidade “o sonho da comunidade de Paraíso e de todos os municípios do Vale do Araguaia”.
Manutenção garantida por 3 anos
Damaso disse que está se comprometendo também em garantir recursos para manutenção da Unitins em Paraíso para os próximos três anos e ainda para a implantação do curso de Medicina.