CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Professor Robertão à frente da AGL, manhã de autógrafo de Pedro Albeirice e o padre-poeta

Professor Robertão à frente da AGL, manhã de autógrafo de Pedro Albeirice e o padre-poeta
5 (100%) 10 votos

 

Eleição na AGL

No dia 18, aconteceu a eleição da diretoria da Academia Gurupiense de Letras (AGL), para o próximo biênio. Na oportunidade, foi eleita uma chapa de consenso, encabeçada pelo atual presidente Roberto José Ribeiro, o professor Robertão.

A diretoria

Além do professor Robertão, a diretoria eleita é composta pelos acadêmicos Eliosmar Veloso (vice-presidente); José Maciel de Brito (secretário); Marilde Gomes (tesoureira) e os suplentes da diretoria, padre Eldinei Carneiro e Jenilson Siqueira; e, como orador oficial, foi eleito Plínio Sabino de Sélis.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da AGL ficou composto pelos acadêmicos Floriano Pereira Chaves, Deusderes Alves Acácio e Ednea Rezende, tendo como suplentes Ubiratã Silvestre Pereira, Antônio Farias, o Palmares; e Olívia Sarmento. A posse da diretoria está marcada para o dia 30 de novembro.    

Caravana Literária

Professores e estudantes da Escola Estadual Major Juvenal, de Tabocão, se uniram para colocar em prática um belo trabalho de fomento literário e que já está dando bons resultados. Trata-se da Caravana Literária Barca da Major, que envolve música, poesia e dança para mostrar a importância da literatura e auxiliar na formação do pensamento crítico e na ampliação da consciência sobre a vida, o mundo e a sociedade.

Manhã de autógrafos promete movimentar Araguaína

Na terça-feira, 29, a partir das 9h30, o auditório do Colégio Santa Cruz, em Araguaína será o palco para uma movimentada atividade literária, quando o escritor Pedro Albeirice, mantendo a tradição de lançar vários livros por ano, irá autografar novas edições de sua lavra, todas, publicadas pela Editora Veloso. 

(Foto: Arézio Sotto)

Livro infantil

O carro-chefe do lançamento é o livro infantil A Boneca Viajante, que alcança, em menos de seis meses, a terceira edição. O êxito, para Albeirice, é que essa obra trabalha a empatia, uma virtude que, infelizmente, está em falta, enfatiza.

Contos premiados

Outro livro de sucesso, que alcança a marca da quinta edição, é Histórias do Tocantins e Outras Mais, que inclui 13 contos, quatro deles ambientados no nosso Tocantins. A maior parte deles recebeu menções honrosas no Brasil e no exterior. Nele há, desde o conto Arraia, ambientado em Rio Sono e do Tocantins (menção honrosa em Portugal), até Noturno, um suspense que foi premiado em concurso de contos de terror, com ambientação nos Estados Unidos. 

Mais leitura e palestra

Albeirice reuniu, ainda, na obra Leitura, livro infantil e outras conversas, que se encontra  na terceira edição, mais de 40 crônicas sobre esse tema tão importante, e que já foram publicadas em jornais de diversas partes do Brasil. 

Palestra do autor

Além dos lançamentos literários, Pedro Albeirice irá ministrar a palestra Ler os livros, ler as pessoas, ler o mundo, pela qual incentiva o hábito da leitura e a produção textual.

Universo poético do padre tocantinense Marcos Aurélio

O mestre Eno Teodoro Wanke (Ponta Grossa-PR, 23 de junho de 1929 – Rio de Janeiro, 28 de maio de 2001), uma das principais referências do mundo da trova na Língua Portuguesa contemporânea, certa vez escreveu que “O poeta é um ser incomum, transformando palavras comuns em magias verbais”.  

(Foto: Zacarias Martins)

Padre-poeta 

E, dentre esses seres incomuns, como diria o mestre Wanke, a quem eu tive o privilégio de compartilhar a amizade, tomo a liberdade de citar o padre-poeta (ou seria o poeta-padre?) Marcos Aurélio Ramalho Alves, natural de Arraias, no sudeste tocantinense, mas que hoje é pároco da Igreja de Nossa Senhora D’Abadia, em Gurupi, e integra, também,  o quadro de membros efetivos da Academia Gurupiense de Letras.

Milagre Poético

Dono de uma produção poética multiforme e irisada, o padre Marcos Aurélio resolveu reunir uma seleção de seus textos no livro O milagre do tudo, no mistério do nada, publicado pela Editora Veloso, no qual nos mostra, também, que sabe trabalhar a rima com maestria, despertando o encantamento na alma daqueles que leem seus belos textos, mesmo quando escritos de forma despretensiosa. 

Belo e inspirador

Para a professora Jaluzza de Moura Gonçalves, que assina o prefácio da obra, esse trabalho do padre Marcos Aurélio é belo, inspirador, singelo, promissor e que agora, pertence ao mundo.

Concurso literário  

Até o dia 1º de novembro podem ser feitas pela internet as inscrições para o 32º Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba 2019, voltado a autores do Brasil.  Tem premiação em dinheiro.

Certame da prefeitura

O certame é realizado pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais informações os interessados devem entrar em contado pelo e-mail smcultura@gmail.com 

Para ter acesso ao regulamento completo, clique aqui.


ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de  Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).

Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também