Com a renúncia do governador afastado Mauro Carlesse (PSL), o governador interino Wanderlei Barbosa (Republicanos) será empossado pela Assembleia nesta sexta-feira, 11, às 19 horas, no Plenário do Legislativo.
Wanderlei foi um dos principais aliados de Carlesse desde quando os dois eram deputados estaduais. Com a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), em março de 2018, Carlesse, que era presidente da Assembleia, assumiu interinamente e disputou a eleição suplementar com Wanderlei já de vice.
A parceria da dupla foi renovada nas eleições estaduais de 2018 e eles foram eleitos para o mandato de 2019 a 2022.
As divergências dos dois começaram a tomar conta dos bastidores da política estadual logo após as eleições municipais de 2020. Wanderlei, já pré-candidato a governador, pretendia ter o apoio do Palácio Araguaia em 2022, mas Carlesse chegou a falar publicamente na possibilidade de apoiar o então secretário estadual da Fazenda, Sandro Henrique Armando. Por fim, o próprio Carlesse disse que estudava brechas jurídicas para ele mesmo concorrer.
Depois do afastamento do governador, Wanderlei já avisou que estava rompido com Carlesse e que, se o titular voltasse por decisão judicial, iria fazer oposição.
No final de novembro, a Coluna do CT deu com exclusividade reunião com 17 deputados na casa de Amélio Cayres (SD), com a presença de Wanderlei, para discutir o impeachment do governador afastado. Dias depois, o processo foi iniciado.