A ex-deputada federal Josi Nunes (Pros) será o nome do Palácio Araguaia para a Prefeitura de Gurupi. O governador Mauro Carlesse (DEM) adiantou que estará presente na convenção do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) nesta terça-feira, 15, para apoiar a indicação da aliada. O evento acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 14 horas, e será transmitida pelas redes sociais da futura candidata. “É um momento importante, pois o destino da nossa cidade, a partir dos próximos quatro anos, dependerá de todo o processo eleitoral que já começa agora, com a realização da convenção”, comenta a presidente do Pros.
Josi não tinha pretensões
Prestes a ser confirmada como candidata, Josi Nunes não tinha qualquer pretensão de disputar a Prefeitura de Gurupi. Em 2019, a ex-deputada federal tinha desistido da ideia após a baixa votação que recebeu no município em 2018, quando não conseguiu se reeleger para o Congresso Nacional. Já com o suporte do Palácio Araguaia, a ex-congressista quase garante este ano o apoio do MDB em uma manobra que colocou o partido na mão de sua mãe, a vice-prefeita Dolores Nunes. Mas a executiva estadual emedebista voltou para as mãos de Marcelo Miranda – opositor de Mauro Carlesse – e o partido foi colocado com o grupo de Laurez Moreira.
Ex-adversários
Carlesse e Josi já foram adversários no município e no plano estadual. Em Gurupi, ela apoiou as duas eleições do prefeito Laurez Moreira (PSDB), a primeira delas, em 2012, contra o próprio Carlesse. No plano estadual, a ex-deputada federal era aliada do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), adversário do atual governador desde quando ele era presidente da Assembleia. Os dois se reaproximaram nas eleições de 2018, quando Josi apoiou a reeleição de Carlesse.