A deputada estadual Claudia Lelis (PV) e presidente da comissão de minas, energia, meio ambiente e turismo da Assembleia apresentou requerimento em regime de urgência para que a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) faça a implantação de um projeto de sinalização turística na região Sudeste do Tocantins.
Para a parlamentar, o Tocantins já é reconhecido por seu potencial para o turismo de natureza e, como como se sabe, a região Sudeste do Estado, ponto de localização das Serras Gerais e maior cadeia de serras no Brasil, sendo berço histórico repleto de cultura e tradições, se revela como um dos principais potenciais turísticos de nosso Estado.
“A sinalização turística tem como finalidade garantir o acesso fácil às informações sobre os atrativos turísticos e por sua vez, possibilitar um deslocamento acessível. Assim, a acessibilidade turística necessita estar presente em qualquer etapa do planejamento turístico sendo fator pertinente no processo de desenvolvimento local e se queremos ser destino nacional, a sinalização destas rotas precisam ser feitas imediatamente!”, defendeu a parlamentar.
O requerimento sugere a colocação de placas de sinalização, bem como outdoors – estrategicamente colocados, observando parâmetros de qualidade com os seguintes fatores: colocação correta no campo visual, propriedade e clareza da mensagem, legibilidade e entendimento por parte do transeunte visando orientar os turistas sobre os principais pontos turísticos da região, enfatizar a questão cultural e, desse modo, propiciar o desenvolvimento econômico da região através da exploração sustentável do seu potencial turístico natural. (Da assessoria de imprensa)