O ofício que pede a suspensão imediata do corte de energia elétrica no Tocantins foi protocolado, na última quarta-feira, 18, pela deputada estadual Vanda Monteiro. A equipe técnica da Energisa Tocantins recebeu o documento e afirmou estudar a possibilidade de suspender pelos próximos dias o sistema de corte por falta de pagamento. A parlamentar já entrou em contato com a empresa cobrando uma resposta. “Falamos na manhã de ontem e nesta sexta-feira com a assessoria de comunicação e aguardamos uma resposta positiva”.
Qualidade de vida precisa ser garantida
A Parlamentar ainda destacou que a confirmação de dois casos de Coronavírus e o aumento dos suspeitos no Tocantins justificam o pedido. “O isolamento social é a única forma de conter esse avanço. A economia foi impactada e precisamos garantir a qualidade de vida do cidadão que está em casa tomando as medidas de saúde necessárias. Sem trabalhar, não será possível quitar as contas”. (Da assessoria de imprensa)
Decisão não cabe somente às distribuidoras de energia
À Coluna do CT, a Energisa afirmou nesta segunda-feira, 23, que a decisão sobre a suspensão do corte da energia durante o período de crise do coronavírus não cabe exclusivamente às distribuidoras. “Quaisquer medidas de desoneração aos consumidores só podem ser implementadas com a adequada análise do Ministério de Minas e Energia e da Aneel, que regula o setor. É um tema complexo e que precisa envolver todos os segmentos que estão inseridos na conta de luz”, justifica em nota.
Diálogo acontece
A concessionária ainda reforça que está conversando com o Poder Público para tratar das alternativas nesta crise sanitária. “Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel por meio do recém-criado Comitê Setorial de Crise. A prioridade é buscar soluções que sejam pensadas em âmbito nacional”, encerra.
Confira a íntegra do ofício: