O deputado federal Tiago Dimas (SD) disse que o produtor do leite vende seu produto a um preço menor do que o de uma garrafa de água. Ele pediu que o governo federal ajude a providenciar soluções e apoio ao setor. Para o parlamentar, “é absurdo” o volume de leite e derivados importado pelo Brasil, em se considerando o tamanho do rebanho do país (mais de 215 milhões de cabeças de gado).
208 mil litros no Tocantins
A defesa foi feita em audiência pública nessa quinta-feira, 5, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. Dimas ressaltou que, só no Tocantins, são 7 mil produtores, que conseguem gerar 208 mil litros por dia.
Exatamente quando precisa não tem apoio
O deputado destacou que o preço pago ao produtor está muito baixo, mesmo agora em período de seca, quando historicamente o valor é melhor. “O produtor gasta em insumos, em ração e não tem o retorno. Tenho informação de Pequizeiro, de um grupo que produz de 10 mil a 13 mil litros por dia, que está com as atividades paralisadas. Quando eles mais precisam, que é exatamente agora, período de seca, houve uma redução”, lamentou Dimas.
Jornada começa de madrugada
A maioria desses produtores, conforme o deputado, está passando por dificuldades. “Infelizmente, muitos não conseguem nem mais pedir socorro, estão deixando o setor”, disse. Dimas lembrou da dura vida desses produtores, cuja jornada começa ainda de madrugada, por volta das 4 horas. (Com informações da assessoria de imprensa)