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Sistema do Executivo da Capital já foi restabelecido; fonte fala em “sucateamento” da Agtec e prefeitura em pane elétrica

Sistema do Executivo da Capital já foi restabelecido; fonte fala em “sucateamento” da Agtec e prefeitura em pane elétrica
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Em comunicado à imprensa, a Prefeitura de Palmas informou que o sistema do município ficou fora do ar nesta sexta-feira, 6. No final desta tarde, o presidente interino da Agência de Tecnologia da Informação (Agtec), Rogério Ramos, disse que o órgão conseguiu restabelecer resolver o problema.Um dos órgãos prejudicados pela queda do sistema foi o do Resolve Palmas.

Arrecadação prejudicada

Fonte de dentro do município disse à Coluna do CT que a queda do sistema é resultado de um “sucateamento” da Agtec. Segundo este servidor, a prefeitura passou toda a manhã desta sexta-feira, 6, sem arrecadar, problema que poderia se estender por todo o fim de semana, caso o problema não fosse resolvido. 

Pane elétrica

Já o presidente interino da Agtec, Rogério Ramos, negou “sucateamento” do órgão e garantiu que o problema foi por uma pane elétrica. “Comum em Palmas e que pode acontecer em qualquer residência, inclusive”, disse ele.

Investimentos

Segundo Ramos, desde que assumiu a pasta, vem comprando equipamentos e alocando recursos para modernização da agência, com desenvolvimento de sistemas e tecnologia.

Curto

Em nota à Coluna do CT, a Prefeitura de Palmas ainda esclareceu que o motivo da queda do sistema foi um curto circuito às 3 da madrugada desta sexta-feira, 6, na rede elétrica do prédio da Agtec, o que danificou o centro de processamento de dados (data center), bem como os nobreaks – fonte de energia ininterrupta – que deveriam manter dispositivos me casos de queda de energia. “Desligaram-se todos os servidores que hospedam sistemas, aplicativos, banco de dados e páginas web”, reforça.

Sem prejuízos

Apesar da queda, o Executivo garante que “não houve perda de dados ou informações de nenhuma espécie”. O Paço ainda anuncia que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou a substituição de todos disjuntores com defeito e os serviços foram normalizados.

  • Matéria atualizada às 17h52

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