O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos), visitou Porto Alegre (RS) na quinta, 9, e sexta-feira, 10, para conhecer as escolas com modelo de gestão público-privada que estão fazendo sucesso na capital gaúcha. À Coluna do CT, Dimas disse que pretende implantar um piloto em duas escolas de Araguaína.
Charters Schools
Ele contou que nos Estados Unidos diversos Estados e municípios têm mudado ou ofertado educação pública através de parcerias com instituições privadas. Lá são chamadas de Charters Schools.
Encontro de Líderes
No 11º Encontro de Líderes, em São Paulo, promovido em outubro pela Comunitas de Líderes, o prefeito assistiu palestra com apresentação desta experiência pelo americano David Osborne. “Achei extremamente interessante e resolvi correr para fazermos um piloto aqui”, disse Dimas.
Extremamente positiva
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB), implantou o modelo no ano passado e foi o que levou o prefeito de Araguaína até lá para ver como está o andamento da experiência. “A experiência de Porto Alegre de implantação de escolas em parceria com instituições privadas sem fins lucrativos é extremamente positiva. Isso tem possibilitado a implantação de metodologias inovadoras”, constatou.
Custo menor e mais qualidade
O prefeito verificou que houve redução de custos com melhoria da qualidade ofertada na educação das crianças. “Ou seja, é uma otimização dos recursos públicos. Partindo desse princípio, nós vamos modificar os convênios que temos hoje com algumas instituições ligadas principalmente à Igreja Católica”, antecipou à Coluna do CT.
Conversas em andamento
Segundo ele, a prefeitura já irá buscar instituições sem fins lucrativos que atuem na educação e que sejam reconhecidamente de ponta, como o Santa Cruz e o Adventista, para gerenciarem duas unidades escolares públicas que serão o projeto piloto. “Nosso teste para no futuro termos novas unidades implementadas nesse novo modelo educacional. Escolas da comunidade, públicas e gratuitas, com gerenciamento de instituições privadas”, afirmou. Dimas revelou que a conversa com algumas instituições já está em andamento.
Em bairros mais carentes
O prefeito ainda disse que está definindo as escolas que serão piloto da experiência araguainense. Mas adiantou que quer o modelo em bairros mais carentes.
Escola privada, mas gratuita para a comunidade
Nessa experiência, a instituição tem autonomia plena e recebe do município por aluno. “É uma escola privada, mas gratuita para a comunidade”, definiu Dimas.
Assista vídeo do encontro de Dimas com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior:
https://www.instagram.com/p/B7HdgCulWEe/?utm_source=ig_web_copy_link