A Câmara de Gurupi aprovou nesta terça-feira, 11, um Projeto de Decreto para autorizar o prefeito Laurez Moreira (PSDB) ausentar-se do comando do município para viagem. Quem assumirá o Paço é Dolores Nunes (MDB). Os dois estão rompidos desde maio de 2017 devido a um desentendimento entre o tucano e a filha da vice-prefeita, a ex-deputada federal Josi Nunes (Pros).
Segundo a Câmara de Vereadores, o prefeito ficará fora da cidade a partir de segunda-feira, 17, a 5 de julho, quando fará uma viagem a Portugal, por motivos particulares. Laurez Moreira enviou um ofício ao legislativo solicitando autorização, conforme prevê o artigo 86º da Lei Orgânica de Gurupi.
Esta será a primeira vez nesta legislatura que a vice-prefeita ficará no comando da prefeitura. O Projeto de Decreto, que é elaborado pela Mesa Diretora, foi aprovado por unanimidade.
Entenda
Laurez Moreira e Josi Nunes foram aliados nas duas últimas eleições municipais. A mãe da deputada, Dolores Nunes, inclusive, foi a vice-prefeita nos dois pleitos. Entretanto, em maio de 2017, a ex-deputada e o prefeito tiveram uma séria discussão em público.
Após o episódio, Josi Nunes foi ao Facebook e fez um desabafo no qual se afirma arrependida por não ter ouvido seu partido e sua mãe no ano passado, quando o tucano foi reeleito. Em nota na época, o prefeito disse sempre ter tido “respeito” e “gratidão” por Josi. Contudo, criticou: “Não posso permitir que interesses partidários se sobreponham aos interesses da população”.
Mais projetos
O legislativo também encaminhou para comissões uma proposta de Lei da vereadora Marilis Fernandes (PDT) em que sugere ao Executivo que implante o projeto “Adote uma Praça”. O intuito é que empresas e moradores possam “adotar” praças, canteiros central, rotatórias, parques infantis, área de ginásticas ou lazer em Gurupi para contribuírem com manutenção e melhorias urbanas e ambientais.
Para Marilis Fernandes, o projeto pode vir a contribuir também com a formação de uma consciência ecológica da comunidade, a partir da responsabilidade com a manutenção do espaço.
“A ideia é que a população aproveite da melhor forma, em suas horas de lazer, as belezas e condições destes espaços públicos, o que reflete o compromisso social da instituição com a cidade onde está instalada, incluindo a associação da marca à atitude de preservação ambiental”, justificou.
Clínica Veterinária
Outra propositura que será analisada é da vereadora Mirian Lustosa (MDB). A matéria dispõe sobre criar uma clínica veterinária pública para atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte para realizar exames, castrações, vacinações, partos, pequenas cirurgias e primeiros socorros.
Ainda conforme a proposta, terá direito aos serviços o dono do animal que tiver renda familiar inferior a três salários mínimos; estiver com o animal devidamente cadastrado e comprovar residência em Gurupi. (Com informações da Ascom/Câmara)