A deputada estadual Janad Valcari, pré-candidata a prefeita de Palmas pelo PL, é a entrevistada da Coluna do CT desta quarta-feira, 13. Ela respondeu insinuações, diretas e indiretas de seus adversários afirmando que o forte apoio que vem obtendo em sua pré-campanha — praticamente toda semana é anunciado um líder que adere — se deve ao fato “de ter compromisso e palavra”. “Tem pessoas aí que estão anos e anos na vida pública, e a gente vê rodando a cidade, mas não tem um apoio político. Alguma coisa de errada essa pessoa fez. Mas agora a Janad está há três anos na vida pública e você vê que ao meu lado tem pessoas boas, que querem o bem de Palmas, porque eu tenho palavra, porque eu tenho compromisso”, afirmou.
MOSTRA O QUE ESTÁ NAS RUAS
Sobre as cutucadas que recebeu dos adversários nas entrevistas à Coluna do CT semana passada, Janad disse que “essas falácias não chegam a me incomodar”. “Assisti as quatro entrevistas [ao site] e se você juntar as partes que eles falam de mim dá quase uma entrevista completa”, ironizou. “Mas isso é bom, mostra o que está nas ruas, mostra o que as pesquisas estão apontando.”
SAQUEOU O ESTADO
No entanto, a pré-candidata do PL rebateu os adversários sem citar nomes: “O mais engraçado disso tudo é que um deles, para se eleger deputado em uma campanha, teve que saquear o Estado. Na ocasião, comprou até um deputado de mandato. Deixou de ser deputado de mandato, desistiu da candidatura dele para poder apoiar um certo candidato, aí você imagina o que que isso deu, né. Tem outro candidato que falou que ‘alguém está passando PIX’ e na eleição passada colocou o [Vanderlei] Luxemburgo para rodar o Estado inteiro para ser o senador e, no último segundo do segundo tempo, no dia da convenção, tirou a oportunidade do sonho do rapaz. E aí teve a questão também do Osires [Damaso, que foi pré-candidato a governador em 2022]. Ele prometeu a questão lá da chapa dos deputados federais e deixou a chapa toda rodada. Aí vem a colega que perdeu apoio e insinuou que você sabia o motivo de ela estar perdendo apoio. Mas é muito simples: a parte mais fácil de se entender. Meu filho não é candidato a vereador, na verdade, eu sou a única da minha família que está política. Não sou contra quem tem, respeito, todo mundo tem o direito de disputar. Só que você reunir um grupo de pessoas que têm um sonho e enfiar um marido, um filho goela baixo, isso não existe. A questão desse fato é simples: está perdendo apoio pela atitude que ela fez. Então, ninguém confia mais”.
NA HORA CERTA, NO MOMENTO CERTO
Uma cobrança que se faz a Janad é sobre o fato de ela ter apoiado o candidato Ronaldo Dimas (PL) em 2022 e agora querer o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para a Prefeitura de Palmas. A deputada explicou que, quando compunha o Podemos, o presidente regional era Ronaldo Dimas, que depois foi sucedido pelo filho Tiago Dimas. “Não existe dúvida quanto ao modo Janad de ser. Wanderlei esteve ao meu lado na eleição [para presidente] da Câmara, e estou do lado dele colaborando com a gestão, ajudando no que for necessário na Assembleia Legislativa, sempre respeitando, claro, meus princípios. Eu tenho uma convivência maravilhosa com o governador. Isso [não ter apoiado Wanderlei em 2022] não vai pesar. Eu estou com ele, fazendo o que ele precisa, na hora certa, no momento certo e o que for preciso para o nosso Estado ficar redondinho”, avisou.
QUESTÃO DE PROJETO
Sobre a resistência do deputado federal Filipe Martins em aderir à sua pré-candidatura, apesar de o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, já ter garantido que Janad será o nome da sigla para a disputa, a parlamentar lembrou que os dois foram vereadores juntos por dois anos, sempre se respeitaram, mas defendeu que o projeto é “uma construção”. “Assim que eu mostrar o projeto para ele [Filipe], tenho certeza, como vem fazendo excelente trabalho como deputado federal, vai abraçar esse projeto, vai caminhar com a gente e nós vamos administrar a cidade juntos. Porque, quando a gente gosta de Palmas, quando a gente quer o melhor, a gente fica ao lado de um projeto”, ressaltou.
DIFERENÇA DE GESTÃO, NÃO DE POSTURA
Janad disse ainda que não é verdade que tenha mudado de postura na Assembleia em relação à Câmara da Capital, onde era mais aguerrida. “Na verdade, a postura é a mesma porque a Janad é muito firme, muito rígida, ela é muito determinada. A questão se chama gestão. Temos uma prefeita [Cinthia Ribeiro, PSDB] que não atende os vereadores, que não respeitam os vereadores. Por dois anos eu estive lá e nunca recebi um convite nem institucional. Todos os meus ofícios, meus requerimentos, meus projetos que eram vetados, não eram respondidos. A prefeita não atende ninguém, nem mesmo os vereadores da base”, afirmou. Para pré-candidata do PL, agora Cinthia “mudou um pouquinho em virtude daquela ação da polícia que apreendeu mais de R$ 10 milhões em ouro e dinheiro com o secretário dela que foi preso”.
WANDERLEI ATENDE TODOS
Já na Assembleia, Janad disse que o governador Wanderlei “atende todos os parlamentares de uma forma idêntica”. “Os secretários nos respeitam, e eu sou muito enjoada, mando muito ofício e requerimento”, destacou. “Então, essa é a diferença: enquanto na gestão municipal eu tinha que brigar, eu tinha que falar, eu tinha que fazer vídeos porque não era atendida, no estado o governador faz a questão de nos receber, responde a nossas mensagens, retorna a nossa ligação, os secretários não deixam de nos responder”, comparou.
UMA COISA BOA DE CINTHIA
Apesar da dura crítica que faz à gestão Cinthia Ribeiro — sobretudo, apontou, na saúde, educação e transporte público –, Janad vê “uma coisa boa” no governo da Capital: a política de valorização dos servidores. “Ela valorizou muito os servidores, mas eles precisam ser mais valorizados, porque a máquina só roda pelos servidores. Então, nesse ponto, ela [Cinthia] está fazendo um trabalho bom para os servidores. Nós vamos permanecer com essa valorização, vamos propor outras valorizações, outros projetos para beneficiar todos os servidores, para dar uma qualidade e também para que a gente possa ter a nossa Palmas sendo gerida com servidores respeitados, valorizados e orgulhosos por fazer parte da gestão”, assegurou.
PRONTA E PREPARADA
Sobre o que a motiva a disputar a prefeitura, Janad lembrou de sua origem humilde: “Estudei em escolas públicas, sei o que é ganhar uma casa popular, ser criada dentro de uma casa popular. Então, acredito muito no que eu senti, no que eu vivi e no que eu posso fazer por Palmas”. E arrematou: “Palmas tem jeito, só precisa fazer bem feito, e eu estou pronta e preparada”, garantiu.
Assista a íntegra da entrevista: