Primeira legenda a declarar apoio à pré-candidatura ao Palácio Araguaia de Márlon Reis (Rede) após o fim da eleição suplementar, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) confirmou esta posição na noite desta terça-feira, 31, em convenção. A sigla apresentou o nome dos candidatos a deputados estaduais e federais e fez a indicação para as vagas de vice-governador e senador na majoritária encabeçada pelo Rede Sustentabilidade.
O presidente do PRTB, Júlio Fidelix, afirmou ao CT que o partido manteve a preferência para ocupar a vaga de vice-governador de Márlon Reis. O nome indicado foi o de Adailton Batista Fonseca. Apesar do acerto, o dirigente pondera que, com as articulações em curso para angariar mais apoio, a indicação poderá ir para outra legenda; mas com um porém: tem que “passar pelo crivo do PRTB”.
A indicação de Marcelo Cláudio ao Senado Federal também foi confirmada. Entretanto, o PRTB assiste dura concorrência. Júlio César admite que na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, com possíveis futuros de Márlon Reis, já foram ventiladas mais cinco pré-candidaturas para apenas duas vagas: a do deputado federal Irajá Abreu (PSD), da ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz (Rede), o deputado estadual Paulo Mourão (PT), do ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD) e de Jorge Pes (PRP).
De acordo com Júlio César, apesar das discussões, nada ficou definido em relação as vagas para Senado Federal na reunião com as presenças de Rede, PDT, PT, PRTB, PV, PSD e Psol. Um novo encontro já está marcado para esta quinta-feira, 2, para avançar no consenso.
O PRTB também definiu na convenção que irá de chapa pura na eleição para deputado estaduais. “Está fechado e o PRTB não coligará com ninguém”, garantiu Júlio Fidelix. Serão 26 candidatos para a Assembleia Legislativa, entre eles está o vereador de Gurupi sargento Jenilson Alves. “Acreditamos na viabilidade de ser eleito, até porque temos muitas militâncias que acreditam em nossa eleição em todo o Estado”, disse o parlamentar.