Na Conferência do PCdoB, na Câmara de Palmas, na noite dessa segunda-feira, 23, o ex-prefeito Raul Filho (sem partido) deu uma indireta no também ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), que avisou que não iria ao evento por conta da presença do adversário. “Não tenho medo do povo. Onde eu for chamado e for conveniente, lá estarei”, disse na solenidade.
Cidade sustentável, desenvolvida e inclusiva
O evento contou com a presença de representantes de PT e da Rede Sustentabilidade e marcou o lançamento da pré-candidatura a prefeita da arquiteta e urbanista Germana Pires. À Coluna do CT, Germana disse que se trata mais do que uma candidatura, mas de um projeto de construção de uma cidade sustentável, desenvolvida e inclusiva. Ela explicou que o Comitê Central do PCdoB decidiu por lançar candidaturas próprias em todas as capitais brasileiras.
Conversar com o povo
Para Germana, os comunistas ganharam muito com a chegada do deputado estadual Ivory de Lira e do PPL e que, juntos agora, vão começar a discutir um projeto para Palmas. “Do Lago Norte ao Santa Bárbara, queremos discutir com nosso povo um projeto de cidade, junto com as forças democráticas e populares”, afirmou a pré-candidata.
Está um marasmo
Ela avaliou que hoje Palmas ressente da falta de discutir políticas públicas e o desenvolvimento da cidade. “Está um marasmo. Sempre tivemos uma educação de referência e, com o PCdoB à frente, nossa saúde também havia se tornado referência, e queremos que a saúde volte a ser eficiente”, pregou, em relação ao período em que o médico comunista Nésio Fernandes era o secretário de Saúde do governo Carlos Amastha.
Experiência em gestão
Germana também atuou no governo Amastha, no qual foi secretária de Desenvolvimento Urbano, presidente da Fundação do Meio Ambiente, secretária de Planejamento e secretária executiva de Educação. Na gestão Raul Filho, ela comandou a Diretoria de Planejamento Territorial. A arquiteta é professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e doutoranda em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo (USP).
Só com um nome muito forte
Ex-presidente do PPL, partido incorporado ao PCdoB, o economista Abraão Lima disse que o partido terá candidatura própria, o que, garantiu, é fato consumado. A possibilidade de troca Germana por outro candidato, avisou Lima, só se um nome muito forte se filiar à legenda.
Raul convidado
O partido — tanto o Comitê Central quanto o estadual — já formalizou convite de filiação a Raul Filho. O ex-prefeito, contudo, afirmou que só decidirá seu futuro partidário por volta de fevereiro. Ele foi prefeito por mandatos (2005-2012) pelo PT, de onde saiu após se desentender com a cúpula estadual. Depois Raul passou pelo PR (hoje PL) e pelo PSD, que deixou decepcionado ao não conseguir a vaga para disputar o Senado no ano passado.