Zacarias Martins
Especial para a Coluna do CT
Em Figueirópolis, no sul do Estado, a movimentação política se intensifica cada vez mais com vistas à sucessão do prefeito Fernandes Martins Rodrigues (MDB), que está concluindo o seu segundo mandado. Por enquanto, seis pretensos pré-candidatos já colocaram seus nomes à disposição do eleitorado figueiropolino para assumir o lugar de Fernandes na prefeitura.
Nomes da base
Na base aliada, Fernandes deverá se decidir entre os nomes do vice-prefeito, Antônio Gomes Milhomens, o Antonio Serve Lar (PSB), a vereadora Jakeline Pereira dos Santos (MDB) ou do vereador Mateus Pelizari (PR). Há fortes indícios de que esse número poderá aumentar.
“Diplomacia”
Neste momento chama a atenção o chamado “jogo de cintura” colocado em prática pelo prefeito Fernandes, que, não querendo desagradar nenhum de seus aliados, promete apoiar a todos.
Oposicionistas
Pela oposição, o ex-prefeito por dois mandatos José Fontoura Primo (PTB) já manifestou a sua intenção de novamente tentar voltar ao Poder e, por isso, também tem intensificado as conversações com outras correntes políticas no município, na busca por novos apoios à sua pré-candidatura.
O PT
No Partido dos Trabalhadores (PT), tudo indica que o candidato deva ser o atual chefe de gabinete do deputado estadual Zé Roberto (PT), Edvaldo Soares.
Também o PP
Pelo Progressistas tem o advogado Jaime Soares de Oliveira, que disse que sua pré-candidatura está consolidada dentro do partido. Ele contou ser do grupo do deputado estadual Cleiton Cardoso (PTC), que é majoritário em Figueirópolis. “Estamos buscando os partidos e seus líderes para avançarmos nas alianças e coligações”, afirmou Oliveira.
Musculatura
Além dos nomes desses seis pré-candidatos a prefeito, um outro nome começa a ganhar certa musculatura na corrida eleitoral de Figueirópolis. Trata-se do vereador Pinto dos Reis, presidente do PDT local. Ele já está no seu sétimo mandato como vereador e já presidiu a Câmara de Vereadores por quatro vezes. Pinto dos Reis é um político muito querido da população daquela cidade e uma possível candidatura sua a prefeito tem o mérito de facilitar a aglutinação de forças.