O senador Vicentinho Alves (PR) afastou nesta segunda-feira, 16, qualquer dúvida em relação à aproximação com o pré-candidato a governador Carlos Amastha (PSB). Antes de anunciar em evento que disputará a reeleição, o parlamentar republicano conversou com a imprensa e confirmou que conversa com o ex-prefeito de Palmas, acrescentando que a convenção republicana será no mesmo dia da pessebista. “Vamos ser vizinhos”, emendou.
Inicialmente o republicano foi cauteloso ao falar sobre uma possível aliança com o ex-prefeito, mas ao ser pressionado confirmou a aproximação. “O diálogo está sendo com o Amastha”, assumiu. O senador não sacramentou a aliança, mas deu sinais de que tudo caminha para isto. “Eu sou um homem do diálogo. Naturalmente, nós vamos marcar nossa convenção também para o dia 5. Vamos ser vizinhos”, disse ao confirmar a articulação.
O parlamentar afirmou inicialmente que a convenção seria no Centro de Convenções, mas a assessoria do Partido da República confirmou ao CT que o local do evento será o Espaço Cultural, exatamente no mesmo local e dia das convenções do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Podemos.
LEIA MAIS
— Campelo diz que vota em Vicentinho, mas não quer nem conversa com Amastha
— Nas redes sociais, Andrino admite busca de Amastha por alianças, mas “sem perder essência”
— Vicentinho avisa aliados que fechou aliança com Amastha para buscar reeleição ao Senado
“Política tem também as divergências”
O senador ainda minimizou a insatisfação das lideranças republicanas e emedebistas com uma provável aliança com Carlos Amastha. O ex-prefeito já fez duras críticas a Vicentinho Alves e também ao ex-governador Marcelo Miranda (MDB), com quem também já abriu o diálogo.
“Conviver na política é bom por isso, tem também as divergências. É claro que a grande maioria vai conosco. Não vou dizer totalidade porque não sou nenhum ditador”, comentou Vicentinho Alves, acrescentando que não pode falar pelo MDB por não ser dirigente do partido.
Entretanto, o senador demonstrou confiança de que os emedebistas acompanharão o Partido da República. “Percebo que o MDB também vai neste mesmo caminho que a gente está indo. Estou dialogando muito lá”, disse Vicentinho Alves, voltando a afirma que o dia 5 de agosto poderá trazer “muitas novidades”.
“Pode prosperar”
Um dos principais articuladores de Carlos Amastha e presidente do Podemos, Adir Gentil marcou presença no evento do senador Vicentinho Alves e projetou possibilidade de composição entre os grupos. “Existe realmente uma conversa, uma conversa concreta, que tenho certeza absoluta que pode prosperar”, afirmou.
Adir Gentil também confirmou diálogo com o MDB e minimizou o encontro com Marcelo Miranda. “As conversas estão mais no âmbito dos deputados estaduais de alguns setores do MDB. E claro que a conversa com o ex-governador não tem problema nenhum de existir”, completou.
Por fim, Adir Gentil ainda reclamou sobre a repercussão das articulações do pré-candidato ao governo do PSB. “Quando o Amastha conversa, todo mundo critica porque conversa; quando não conversa, todo mundo diz que ele é arredio à classe política e não sabe conversar”, finaliza.
Adir Gentil confirma o encontro de Amastha com Marcelo Miranda e a aproximação com Vicentinho Alves após o vereador Tiago Andrino (PSB) ter ido às redes sociais tentar minimizar a repercussão negativa das articulações. O parlamentar disse que as notícias sobre a possibilidade destas alianças buscavam “desconstruir” o ex-prefeito, que era o “personagem que inaugurou um novo tempo na política do Tocantins”.
Uma suplente mulher
Confirmado como pré-candidato a reeleição, Vicentinho Alves diz que vai começar a articular as vagas de suplente de senador. Ainda sem nomes, a única garantia dada pelo republicano é que um das indicações será uma mulher.
O político negou que a derrota na eleição suplementar ao governo o fez “voltar atrás” no projeto pelo Palácio Araguaia. “Cada momento é um momento. Para mim isto não significa voltar atrás. Até porque ser senador da República me honra muito. É que naquele momento era uma eleição de governador e eu disputei ela. Agora é uma que tem espaço para a reeleição e assim nós vamos”, ponderou.
Vicentinho Alves ainda garantiu que já tem o apoio de 85 prefeitos. Isso de forma muito segura. Já é uma base razoável para quem vai disputar uma reeleição. É uma honra, é gratificante”, afirmou.
A programação do Partido da República foi inicialmente declarada como fechada à imprensa. A notícia foi dada por assessores de Vicentinho Alves aos jornalistas presentes. Entretanto, o senador abriu o evento após ter tomado ciência durante a coletiva. O lançamento da pré-candidatura à reeleição do republicano aconteceu em Palmas, no Hotel Céu.