CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Empossado no Senado, Siqueira Campos propõe criação de mais estados e elogia Eduardo Gomes

Empossado no Senado, Siqueira Campos propõe criação de mais estados e elogia Eduardo Gomes
5 (100%) 10 votos

O ex-governador Siqueira Campos (DEM) foi empossado no fim da manhã desta terça-feira, 16, no cargo de senador da República diante de um Plenário lotado para acompanhar a sessão não deliberativa que foi transformada em especial. O democrata assumiu a vaga de Eduardo Gomes (MDB), que agora é secretário da Governadoria do Tocantins. Em discurso, o político elogiou o titular da vaga, demonstrou preocupação com os mais pobres e defendeu a criação de mais estados.

Sentimento do mundo

Citando Carlos Drummond de Andrade, Siqueira Campos fez um apelo aos senadores para que tenham solidariedade pelos mais pobres. “Eu tenho duas mãos e o sentimento do mundo. […] Nós temos que ser solidários com o nosso povo, com aqueles que sofrem e com aqueles que não tem condições de sobreviver nestes diversos lugares do Brasil ainda em atraso”, afirmou.

Mais estados

O ex-governador do Tocantins sugeriu a criação de mais unidades federativas do Tocantins como forma de promover desenvolvimento nestes lugares do País “ainda em atraso”. “O Brasil precisa criar mais estados. Tem 27? Precisa criar mais 20 no mínimo”, disse Siqueira Campos, que em outro parte do discurso sugeriu que o ideal seria termos 50 estados.

Governador e até presidente

Siqueira Campos ainda reservou parte do discurso para elogiar o titular da vaga do Senado, o agora secretário estadual Eduardo Gomes. “Este rapaz é brilhante. Não sei como ele aguenta. Visita todo mundo, vai para todo lado. É um coração generoso, uma boa cabeça, um rapaz preparado para ser governador de qualquer Estado, e até candidato a presidente”, disse.

Emocionado

O ex-governador se disse emocionado com todos os discursos, mas particularmente com o feito pelo filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira (DEM). O parlamentar se emocionou ao lembrar da chegada ao Tocantins junto com o pai e a família e também ao falar de Gabriel, seu filho e neto de Siqueira falecido em 2011. “Os olhos deles brilhavam pelo senhor”

Presenças

O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa (PHS), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), e o deputado estadual Eduardo Siqueira (DEM), o deputado federal Carlos Gaguim (DEM) compuseram a mesa da solenidade de posse ao lado do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM). Chefes dos Tribunais de Justiça (TJTO) e de Contas (TCE), do Ministério Público, e alguns deputados estaduais também acompanharam a solenidade.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também