O vereador de Palmas Moisemar Marinho (PDT), que é ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol), usou a tribuna da Câmara nessa quinta-feira, 28, para criticar o que classificou de “pacote de maldades”, numa referência às matérias do Palácio Araguaia aprovadas nesta semana pela Assembleia do Tocantins. Com o voto de 19 parlamentares, foram aprovados na quarta-feira, 27, o Manual de Procedimentos da PC e ainda a retirada da Constituição Estadual da inamovibilidade dos delegados.
No discurso, o vereador criticou a atuação do corregedor-geral da Polícia Civil, Fábio Simon, e do subsecretário da Segurança Pública, Marcelo Falcão. “O corregedor foi o mentor de tudo isso, junto com a cabeça pensante do Marcelo Falcão. O Fábio Simon destruiu a Polícia Civil com as orientações dadas a esse secretário mentiroso [Cristiano Sampaio], que nunca trabalhou na Polícia Federal. Já o Marcelo Falcão, um homem inteligente, que construiu uma história na polícia, acabou com toda a sua carreira em detrimento de um cargo público”, disparou.
LEIA MAIS
— Confira tudo que foi publicado sobre o novo Estatuto da Polícia Civil
Segundo ele, Fábio Simon foi beneficiado pelo Conselho Superior de Polícia Civil, em suas promoções anteriores, e, agora, criou um dispositivo legal no Projeto de Lei aprovado pela AL para que o conselho não aprecie mais promoções aos demais servidores.
“O Fábio Simon foi beneficiado pelo Conselho Superior de Polícia Civil, em suas promoções no passado e agora ele cria um dispositivo legal nesse projeto que foi aprovado ontem [quarta-feira, 27] para que promoções aos demais servidores não sejam apreciadas. Ele já foi para a última carreira, não precisa mais do conselho, por isso ele pediu para alterar o estatuto. Repudiamos essa orientação dada por ele ao secretário Cristiano Sampaio”, protestou.
Moisemar finalizou: “Acabaram com uma instituição respeitada que estava ali para defender o patrimônio publico e hoje não pode mais investigar, nem prender bandidos de colarinho branco”, disse.
O CT fez contato com a Assessoria de Comunicação da SSP e aguarda manifestação.
Assista o discurso do vereador: