A criação das Secretarias da Mulher (Semul) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais (Sectir) foi sancionada na quinta-feira, 30, pelo prefeito em exercício de Araguaína, Marcos Duarte (SD). A medida foi antecipada pelo Em Off. As duas novas pastas recebem o nome de especiais na nomenclatura por terem autonomia e status de secretaria, mas sem acrescentar despesas ao orçamento. A gestora da Semul ainda não foi definida, mas a indicação será da senadora Dorinha Seabra (UB).
PASTA DA MULHER SAI DA ESTRUTURA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Secretaria Especial da Mulher é resultado de um desmembramento da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação. A pasta contará apenas com os novos cargos de Secretário Municipal e Secretário Executivo, e os demais serão preenchidos por meio do remanejamento de servidores. A receita da Secretaria Especial da Mulher será proveniente de créditos especiais, créditos suplementares e repasses específicos destinados às políticas de apoio às mulheres.
SECTIR JÁ TEM GESTOR
Criada a partir do desmembramento da Secretaria da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação, a nova Secretaria Especial da Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais será responsável pelo desenvolvimento tecnológico do município. O então secretário da Fazenda, Fabiano Souza, assumirá o comando da pasta. Já a Secretaria da Fazenda ficará sob a responsabilidade do então secretário executivo Gilson Cutrim, que atua na Fazenda Municipal há 20 anos.
ATUAÇÃO
Entre as atividades da Sector estão a exposição de produtos e empreendedores araguainenses no exterior, apoio à internacionalização de empresas e fomento à colaboração entre mercados, parque tecnológicos e ambientes de inovação araguainenses e estrangeiros. A secretaria também terá os cargos de Secretário Municipal e Secretário Executivo e os demais servidores serão lotados por meio do remanejamento do quadro que já compõem a gestão.