A Federação das Associações de Praças Militares do Estado (Faspra) emitiu nota para abonar publicamente as indicações de militares para a vaga de vice-governador nas chapas que vão disputar a eleição suplementar do dia 3 de junho. Marcos Souza (PRTB) disputará o Palácio Araguaia ao lado do vereador de Gurupi sargento Jenilson Alves (PRTB), e o advogado Márlon Reis (Rede) com o coronel Edvan de Jesus (Rede).
Pelo momento de instabilidade jurídica devido à realização de eleição suplementar, a Faspra defendeu ter a “obrigação” de se manifestar. “A sociedade depende de uma total estabilidade política e social, e a representatividade das mais diversas classes é importante em todos os cenários”, defendeu a federação, que acrescentou: “Não há como não abonar o nosso apoio às indicações de militares, assim como parabenizar as lideranças políticas pela iniciativa”.
A nota da Faspra ainda lembra da indicação do soldado Alcivan Rodrigues (PP) para ser vice na chapa do governador interino Mauro Carlesse (PHS), defendendo seu nome. Entretanto, o humanista preferiu escolher o deputado estadual Wanderlei Barbosa (PHS), como opção de enfrentamento a Carlos Amastha (PSB).
Leia abaixo a íntegra da nota:
“NOTA
Como sabemos, a Polícia Militar é uma das mais importantes instituições da Segurança Pública, tendo como missão a preservação, a manutenção e a restauração da segurança e da ordem pública. Neste contexto, a sociedade depende de uma total estabilidade política e social, e a representatividade das mais diversas classes é importante em todos os cenários.
Portanto, nós representantes das entidades vinculadas à Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) temos a obrigação de nos manifestarmos neste momento de instabilidade política estadual, tornando público o nosso posicionamento para estas eleições suplementares.
Observando os nomes que têm sido ventilados para compor as chapas que disputarão estas eleições, não há como não abonar o nosso apoio às indicações de militares, assim como parabenizar as lideranças políticas pela iniciativa de estabelecerem alianças com representantes militares nas articulações para o governo para o nosso Estado. Desta forma, a FASPRA-TO saúda o senhor Marlon Reis que terá como vice o Coronel Edvan de Jesus, o senhor Marcos de Sousa pela escolha do Sargento Jenilson como vice, e o senhor Mauro Carlesse pela indicação do Soldado Alcivan.
Nós da Polícia Militar sabemos que é de extrema importância termos uma pessoa que conhece a farda, que lutou pelos direitos da classe, que ficou preso por causa dessa luta, em um cargo político de grande influência. Por isso, considerando o histórico de luta na Polícia Militar e o conhecimento político como parlamentar por três legislaturas, solicitamos que se mantenha a candidatura do Soldado Alcivan a vice- governador.
Portanto, agradecendo a indicação dos outros dois militares, reforçamos à toda imprensa o nosso apoio ao nome do parlamentar Soldado Alcivan ao cargo de vice-governador do Estado.
Dão Fé, e assinam esta nota:
Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO)
Associação dos Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins (ASPRA GURUPI)
Associação Independente de Cabos e Soldados e Demais Praças do 7º e 3º BPM (ASSICASOL)
Associação dos Cabos e Soldados de Colinas (ACS COLINAS)
Associação dos Cabos e Soldados do 5º BPM do Estado do Tocantins (ACS PORTO NACIONAL)
Associação dos Militares de Paraíso e Região (ASMIPAR)
Associação dos Militares da Região de Dianópolis (ASMIRD)
Associação dos Praças e Bombeiros Militares de Araguaína (APA)
Associação dos Praças do Bico (ASPRA BICO)
Associação dos Militares de Arraias (AMA)
Associação de Cooperação Estudos e Defesa Jurídica dos Bombeiros Militares (ACEJBM/TO)”