Um café da manhã entre presidentes e representantes das instituições que compõem o Sistema S no Tocantins levou quatro deputados federais e um senador ao Centro de Atividades do Sesc/Fecomércio em Palmas nesta sexta-feira, 26/. O presidente do Sistema Fieto, Roberto Pires, apresentou resultados, forma de atuação, canais e fiscalizações com foco em transparência do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).
O evento é uma realização do Sistema Fecomércio e também contou com apresentações da casa anfitriã conduzida pelo presidente Itelvino Pisoni, do Sebrae com seu superintendente Moisés Gomes, do Sest/Senat por meio do diretor Mauro Galvão, do Sistema OCB/Sescoop com a superintendente Maria José Oliveira e do Sistema Faet, representado pela superintendente do Senar, Rayley Luzza.
Compareceram ao evento os deputados federais Tiago Dimas, Dulce Miranda, Professora Dorinha, Célio Moura e o senador Irajá Abreu. Eles conheceram números como o total de 28.925 mil matriculas realizadas pelo Senai de 2008 a 2018 e o total de 2.565.035 mil atendimentos realizados pelo Sesi, no mesmo período, em áreas como educação, saúde e segurança no trabalho.
“Eu costumo dizer que quem conhece, de fato, o Sistema S o defende. Por isso é essencial fazer chegar a este público que nos representa a nossa forma de atuação, nossos resultados e estrutura, além de todas as exigências e fiscalizações que nós cumprimos e que nos fazem ter a absoluta tranquilidade de que atuamos de forma transparente”, disse Roberto Pires.
Os parlamentares presentes reconheceram em seus pronunciamentos a importância de se aproximar das entidades e mostraram interesse em conhecer ainda mais o Sistema S, que se colocou de portas abertas, para subsidiar discussões no Congresso.
A diretora do Senai/TO, Márcia Rodrigues, o superintendente do Sesi/TO, Charles Elias e o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Eduardo Bovolato também participaram do evento. (Assessoria de imprensa Fieto)