Em agenda com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nesta terça-feira, 11, o governador Mauro Carlesse (PSL) voltou a tratar da liberação do empréstimo de R$ 453 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF). “Como sempre, nos recebe muito bem e é muito atencioso às demandas tocantinenses, por isso, tenho certeza que, em breve, teremos novidades quanto a esses recursos que resultarão em várias obras, gerando emprego e renda para a nossa população”, resumiu o social liberal sobre o encontro.
Um ano e cinco meses do protocolo de intenções
Em dezembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro veio ao Tocantins para o lançamento do programa “Governo Municipalista”, que usaria justamente estes recursos oriundos do empréstimo com a CEF para realizar obras de infraestrutura nos 139 municípios. Entretanto, prefeitos e a imprensa foram surpreendidos ao constatar que a solenidade tratou apenas de um protocolo de intenções. Inicialmente, o governo estadual disse que o Tocantins teria acesso ao recurso assim que fizesse as licitações das obras, mas foi desmentido pela Caixa. O Estado tenta liberar o financiamento desde então. O Projeto de Lei que autoriza a operação é de 2017, época que Mauro Carlesse presidia a Assembleia Legislativa
Ponte de Xambioá
Outra pauta da reunião foi a ponte de Xambioá. As obras estão sendo executadas pelo governo federal e estão orçadas em aproximadamente R$ 157 milhões. A previsão de entrega é em setembro de 2022. Construída na BR-153 entre Tocantins e o Pará, a ponte contará com 1.720 metros de extensão.