O Republicanos reuniu lideranças e militância de todo o Estado em Palmas nesta sexta-feira, 22, para uma programação de capacitação e de filiações. O governador Wanderlei Barbosa, presidente regional, e o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, comandaram a cerimônia, marcada principalmente pelo anúncio de que a sigla terá cerca de 100 pré-candidatos a prefeito em 2024, entre veteranos, recém-filiados e gestores em busca da reeleição. Sobre Palmas, o chefe do Poder Executivo preferiu a cautela. Entre os presentes, três postulantes marcaram presença: as deputadas estaduais Janad Valcari (PL) e Vanda Monteiro (UB) e o federal Ricardo Ayres (Republicanos).
UMA GRANDE FRENTE POLÍTICA
Wanderlei fez um breve discurso no encerramento do evento, tendo como principal recado a defesa da manutenção do grupo formado após eleição de 2022, independente dos palanques de 2024. Nesta lista, o governador colocou o União Brasil (UB), da senadora Dorinha Seabra; o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do vice-governador Laurez Moreira; o Progressistas, do deputado federal Vicentinho Júnior; e o Partido Liberal (PL), do senador Eduardo Gomes. “Todos eles são abraçados por nós, porque somos uma grande frente política, segmentos políticos respeitados. Sei que tem lugar que não vou subir no palanque de Dorinha, Eduardo, Vicentinho, mas não vamos perder o respeito. Vamos estar juntos. Tem lugar que o prefeito é da Dorinha, e vou subir [no palanque], do Eduardo, e vou subir, é do Vicentinho e vou subir. E da mesma forma, a reciprocidade”, afirmou.
NÃO FAREMOS CAÇA ÀS BRUXAS
Em um outro momento, o governador reforçou esta defesa da harmonia, independente do resultado eleitoral. “O nosso partido é o endereço que vai receber todos aqueles que querem trabalhar pelo Tocantins. Contem com o Republicanos. Nós não faremos a caça às bruxas, nós faremos o trabalho da paz, da união, da verdadeira comunhão entre todos os segmentos políticos desse Estado”, acrescentou.
DECISÃO DE PALMAS SERÁ TOMADA MAIS ADIANTE
Em coletiva após o evento, Wanderlei Barbosa afirmou que o Republicanos definirá o posicionamento em Palmas “mais adiante”. “O partido está se organizando. […] Temos tem para isto”, resumiu. Duas pré-candidaturas foram citadas na ocasião. Sobre Janad Valcari, o governador disse que esta é uma “discussão que está sendo feita agora”. Em relação a Ricardo Ayres, a defesa foi de que o projeto segue em pauta, mas irá passar por toda a base de apoio. “Todos aqueles filiados do partido que querem colocar o nome, podem colocar à vontade. Nós vamos discutir o melhor projeto lá na frente, aquele que for bom pro partido e para o segmento político que nós pertencemos”, acrescentou.
NILTON FRANCO FAZ APELO POR JANAD E GRATIDÃO DE ALEXANDRE
Apesar do anúncio de cerca de 100 pré-candidaturas, poucos discursaram. O destaque vai para a fala do deputado Nilton Franco (Republicanos), que defendeu publicamente o projeto de Janad Valcari na Capital. “Quero dizer mais, governador, o sonho de consumo nosso, da maioria dos colegas, é que o Republicanos possa abraçar também a candidatura de Janad Valcari aqui em Palmas à prefeita”, disse. A fala recebeu um apoio tímido do público. De malas prontas para o MDB, o deputado Alexandre Guimarães falou ter um “sentimento de gratidão” pelo Republicanos.
EDUARDO MANDA RECADO DE UNIÃO
Também se pronunciou o recém-filiado Paulo Roberto, atual gestor de Taguatinga, que falou pelos pré-candidatos a prefeito. Novo na sigla, o vereador Pedro Cardoso, de Palmas, teve o uso da palavra em nome dos que pretendem disputar vagas no Legislativo. Ainda discursaram Cleiton Cardoso (Republicanos), Jorge Frederico (Republicanos), Léo Barbosa (Republicanos), Lázaro Botelho (Progressistas), Antônio Andrade (Republicanos), Ricardo Ayres (Republicanos) e Marcos Pereira, que se disse “satisfeito” com a gestão de Wanderlei Barbosa à frente do Estado e da sigla. Já Eduardo Gomes mandou mensagem. “Nosso objetivo é o mesmo. Viva a união dos que amam este Estado”, leu o cerimonial.
TUDO NO TEMPO CERTO
Em entrevista à Coluna do CT, Janad Valcari falou da expectativa de receber apoio do Republicanos. “Tudo é uma construção, e o nosso projeto é bonito, sério, e é o melhor para a Palmas. Eu acredito muito. Wanderlei Barbosa é uma pessoa muito inteligente, é muito sábio, então, no tempo certo, na hora certa, ele vai escolher quem é a pessoa que ele vai apoiar”, disse a deputada estadual, que ainda garantiu que esta possibilidade de composição passa pela articulação do presidente do Partido Liberal, senador Eduardo Gomes. “Meu partido me apoia. Estamos sempre unidos”, emendou.
REPUBLICANOS PELO TOCANTINS
Conforme a organização, o Republicanos chega após o evento com 91 pré-candidatos a prefeito, sendo 40 deles prefeitos indo à reeleição. Com vice-prefeitos, o partido pode chegar a ter representantes na chapa majoritária em 115 cidades. A expectativa da direção é que estes números aumentem ainda mais até o fim da janela partidária, em 5 de abril.