O governo Mauro Carlesse (PHS) comemora o que considera uma grande conquista dos esforços da gestão para reduzir os custos do Estado e alcançar a letra “A” da Secretaria de Tesouro Nacional (STN). O motivo da comemoração é a divulgação de nota técnica da STN nessa segunda-feira, 3, que mostra que a relação das Obrigações Financeiras (OF) do Tocantins e a Disponibilidade Caixa Bruta (DCB) caiu de mais de 600% para 179,05%.
Apesar de a STN ter mantido a nota “C”, a redução desse indicador mostra que o Estado está no rumo certo. Essa relação mostra a liquidez do Tocantins. Como está muito endividado, a nota do Estado na STN é baixa.
Em outros dois indicadores, o Tocantins vai muito bem. O primeiro está relacionado com a comparação entre a dívida consolidada (RC) e a Receita Corrente Líquida (RCL). Nesse item, o Estado se mantém na classificação “A”; o segundo compara as despesas correntes (DCO) e a Receita Corrente Ajustada (RCA), e também tiramos “A”.
Conforme palacianos, Carlesse assumiu o governo com mais de 600% na relação das Obrigações Financeiras com a Disponibilidade Caixa Bruta. No mês passado, o indicador tinha caído para 236% e agora recuou ainda mais, para os 179,05%.
Para o Palácio, essa conquista foi resultado dos ajustes implementados e de as ponderações apresentadas pela Secretaria Estadual de Fazenda e Planejamento terem sido acolhidas pela STN.
O avanço do Estado, para os palacianos, mostra que ele pode, a curto prazo, reduzir essa relação a um patamar inferior a 100%, o que levaria o Tocantins a alcançar a classificação “A”, permitindo, assim, a retomada da negociação dos financiamentos pendentes em Brasília.