Adversária ferrenha da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), a deputada estadual Janad Valcari (PL) entrou na polêmica relacionada à regulação de pacientes da rede municipal para a estadual. Em publicação nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 12, a parlamentar defendeu a tese de que o município contribui para a superlotação do Hospital Geral de Palmas (HGP). “A maioria dos encaminhamentos para o HGP são de situações que dariam para resolver na própria UPA. Eu fiz foi ver com meus próprios olhos: pacientes na fila de espera por causa de um dedo quebrado, uma tala para colocar no braço, uma alergia e por aí vai”, afirma.
ENCAMINHA PACIENTE COM JOELHO RALADO
Janad Valcari argumenta que a Capital não consegue resolver problemas da própria jurisdição. “A saúde de Palmas está cada dia pior. Há anos que venho falando do abandono na gestão das UPAs. A prefeitura não consegue resolver o básico, que era para ser de sua competência. Faltam médicos, insumos, e, pasmem, até mesmo dipirona. […] A bonita vive fugindo de suas responsabilidades. Fechou uma UPA e quer ficar encaminhando paciente com joelho ralado. Sabemos que o HGP tem suas deficiências, mas tenho visto a força de vontade do governo em acertar”, dispara a deputada.
PROCURANDO CULPADO PELA INCOMPETÊNCIA
A parlamentar encerra revelando que irá buscar com o titular da Secretaria de Saúde, Afonso Piva, maneiras de solucionar os imbróglios, isto sem deixar de alfinetar a prefeitura de Palmas mais uma vez. “Estou aqui no HGP e vou falar com secretário para que juntos possamos ajudar a nossa população, enquanto gente desocupada tenta fugir das suas responsabilidades, procurando um culpado pela sua incompetência”, conclui.
Confira a publicação da deputada: