A deputada estadual Janad Valcari (PL) retomou nesta terça-feira, 19, a tradicional postura combativa contra a Prefeitura de Palmas. Com doses de ironia, o forte discurso da parlamentar da Tribuna da Assembleia Legislativa (Aleto) fez referência às operações “Segundo Plano” e a “Plano Inserto”, da Polícia Federal, que aconteceram há pouco mais de um mês. A liberal fez o pronunciamento após o colega Eduardo Mantoan (PSDB), esposo da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Quem saiu em defesa da gestão da Capital em seguida foi Vanda Monteiro (UB).
ATAQUES PERMANENTES
Pouco antes de Janad Valcari, Eduardo Mantoan fez um pronunciamento para anunciar novos investimentos da prefeitura e exaltar uma parceria entre Paço e Palácio Araguaia. Sobre as obras, o tucano informou que Cinthia Ribeiro irá fazer as pontes do córrego Água Fria, investimento de R$ 3 milhões, mas também houve espaço para um discurso político. “A reunião do Plano Plurianual mostrou que o diálogo e o trabalho conjunto é o melhor para a população. Gritos, ataques permanentes, denuncismo midiático não acrescentam em nada. Nós vivemos no Tocantins um tempo que pede respeito”, afirmou o deputado, como que prevendo a fala da adversária.
DEPÓSITO DE JOIAS E CINTHIA É A VENDEDORA
Janad Valcari utilizou Eduardo Mantoan como gancho do discurso para criticar a gestão de Palmas. “Descobriram um depósito de jóias na Capital. Mesmo após o município ser exposto ao ridículo, o esposo da vendedora veio aqui elogiar a digníssima esposa”, provocou a deputada, em referência às apreensões feitas em endereço de Edmilson Vieira, que estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais. “Palmas está tão boa, que tem gente guardando milhões em casa. Queria saber se aquilo lá é só a parte do secretário, ou tem do deputado, da vendedora de joias. Como é esta situação?”, questionou em outra parte.
BOM DEMAIS, MAS SÓ PARA ELES
A deputada continuou com as críticas, contrapondo os elogios de Eduardo Mantoan com detalhes das operações “Segundo Plano” e “Plano Inserto”. “Ele disse que a educação estava perfeita. Para quem? É fácil a resposta. Para quem desviou mais de R$ 30 milhões. Para as crianças que estão chegando tarde da noite em casa por falta de transporte escolar não está bom. E não sou eu que estou dizendo. Também disse que o empreendedorismo está forte. Está muito forte mesmo, a prefeita até montou uma distribuidora de jóias. Deve estar bom demais para eles”, continuou.
PF VAI FAZER UMA VISITINHA NOVAMENTE
Um dos principais alvos de Janad Valcari foi a saúde de Palmas, que defende “sofrer há anos” com falta de médicos, remédios e insumos básicos. “Sabe porque isto acontece? Porque montaram uma quadrilha na nossa cidade. Estão roubando tudo na cara limpa. Podem esperar, que uma hora a saúde vai chegar. Já, já, a Polícia Federal vai fazer uma visitinha novamente”, projetou a deputada, que questionou ainda o destino dos recursos para o combate à Covid-19. Segundo a própria parlamentar, a denúncia que fez relacionada às operações “Segundo Plano” e a “Plano Inserto” foi “a menor”.
DE OLHO
Por fim, Janad Valcari desafiou Eduardo Mantoan. “É fácil vir aqui mentindo, contando historinha para boi dormir. Vem aqui falar na minha frente, vem quando eu estiver aqui. Elogia a Capital, que vamos para as ruas perguntar como está, para os pontos, para UPAs e postinhos…É fácil vir aqui falar baboseira. Estou de olho, fique sabendo disto”, encerrou.
QUEM TEM TELHADO DE VIDRO, NÃO JOGA PEDRA EM NINGUÉM
Uma última defesa da gestão de Cinthia Ribeiro coube à deputada estadual Vanda Monteiro (UB), que se disse feliz com a parceria entre Paço e Palácio Araguaia citada por Eduardo Mantoan e elencou investimentos na Capital. “Eu, como moradora de Palmas, acompanho o trabalho da gestão, tenho acompanhado de perto inúmeras obras que tem sido entregues à população palmense”, disse. Entretanto, o que chamou a atenção foi a última parte da fala da parlamentar. “Quem tem telhado de vidro, não joga pedra em ninguém”, anotou.
Confira a íntegra do discurso de Janad Valcari: