Três dias depois de ter lançado sua pré-candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Tocantins, em Palmas, Juvenal Klayber fez sua primeira reunião com colegas apoiadores no interior do Estado. O encontro ocorreu em Araguaína, na noite dessa segunda-feira, 3, e, além de jovens advogados, militantes com mais tempo de profissão também participaram do evento, num restaurante no centro da cidade.
Dois temas tomaram conta das discussões: primeiro foi o fortalecimento da pré-candidatura de Juvenal, com adesão dos profissionais de Araguaína e região, e em segundo foram os preparativos para a realização do Congresso voltado para a categoria no dia 28 deste mês, na cidade.
Para Juvenal, o encontro com os colegas visa extrair pautas que vão compor o planejamento da campanha. “Cada colega, em todas as partes do estado, tem sua importância nesse processo de formatação de ideias, e também na condução das ações da Ordem no dia a dia. Vamos primar pela reaproximação dos profissionais da advocacia do Tocantins com a instituição cumprindo o papel dela, que é cuidar de seus entes. É para isso que ela existe e é esse nosso objetivo, resgatar a OAB Tocantins”, disse.
A reunião contou ainda com a presença do ex-conselheiro estadual da Ordem Ronan Garcia. “O movimento em torno do nome de Juvenal Klayber surgiu da grande insatisfação da advocacia tocantinense com os rumos que a Ordem está tomando e da forma como ela é conduzida. O anseio da advocacia é que a Ordem seja voltada para as lidas e as dificuldades vivenciadas pela classe. Infelizmente, nossa instituição não está colocando essa bandeira à frente das demais, prioritariamente. A OAB está deixando a desejar em várias frentes”, explicou Ronan.
A advogada Jaqueline Cruz, que tem dois anos de formação e está há um ano exercendo a profissão, disse que também vê a Ordem “em direção contrária” e avaliou que a necessidade de resgatar o papel da instituição é o que a motiva a apoiar a pré-candidatura de Juvenal. “O profissional tem sido deixado de lado. Como jovens advogados, temos tido pouquíssimo apoio. A proposta do doutor Juvenal é de suporte, de nos preparar para a carreira. Ele traz a ideia do coletivo, do todo. Isso é muito importante”, argumentou Jaqueline.
Congresso
Para que os mais de 600 jovens advogados (aqueles que têm menos de cinco anos) em Araguaína e região ganhem mais informação e orientação para suas carreiras, um congresso está sendo organizado para o dia 28 deste mês. Conforme a assessoria do pré-candidato, o evento deverá ter dois renomados militantes da advocacia brasileira relatando suas experiências para o público. A realização é dos Jovens Advogados de Araguaína, que compõem o Movimento Resgata OAB – Tocantins, apoiador da pré-candidatura de Juvenal Klayber.
Além dele, a disputa pela OAB tem outro pré-candidato de oposição, Gedeon Pitaluga Júnior. Pela situação, o candidato é o atual secretário-geral da Ordem, Célio Henrique Magalhães Rocha.
(Com informações da assessoria de imprensa)