A senadora Kátia Abreu (PDT) foi a primeira entrevistada das sabatinas da GloboNews com os candidatos a vice-presidente da República nas eleições 2018, que começaram na noite dessa segunda-feira, 3. Vice de Ciro Gomes (PDT), Kátia protagonizou bate-boca com uma das entrevistadoras, a jornalista Miriam Leitão.
A também ex-ministra da Agricultura foi confrontada pela jornalista sobre desmatamento e listas de trabalho escravo. Sobre trabalho análogo à escravidão, Kátia Abreu fez uma comparação com o trabalho rural em fazendas e o trabalho exaustivo de alguns jornalistas.
Já ao ser questionada por Miriam Leitão sobre um denúncia de desmatamento em 2004, atribuída à candidata, o tom do debate ficou um pouco mais elevado.
“O fato de você não ser candidata não lhe dá direito de fazer perguntas tão fortes e tão acintosas e eu ter que ficar silêncio (…) você é uma jornalista respeitada no País, mas não lhe dá o direito de me afrontar. Eu tenho direito de responder. (…) Você disse que eu sempre fui solidária a quem desmata e você sempre foi solidária aos ambientalistas radicais”, disse Kátia, no momento mais tenso do bate-boca, com Miriam tentando cortá-la para fazer a pergunta sobre a questão ambiental.
Assista a entrevista:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=880&v=AbwL7BRn3j0