O vice-governador Laurez Moreira (PDT) confirmou na tarde desta quinta-feira, 10, o ingresso na campanha de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) à Prefeitura de Palmas junto com todo o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual é presidente estadual. O pedetista ainda revelou que a decisão teve o crivo de dois ilustres oposicionistas do siqueirismo. Já candidato do Podemos contabilizou a segunda adesão neste 2º turno – após o Progressistas – e indica abertura para receber ainda mais, visto que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSBD) e o terceiro colocado, Júnior Geo (PSDB), querem uma agenda para alinhar projetos.
CANDIDATOS A VEREADOR ALTERAM ROTA
Laurez Moreira revelou na coletiva de imprensa realizada após discursos que somaram 45 minutos, que os pedetistas fizeram uma revisão do posicionamento. No 1º turno, a sigla decidiu pela neutralidade e liberou os candidatos a vereador. O resultado é que apenas 1 dos 23 ficaram com Eduardo Siqueira Campos, os demais acompanharam Janad Valcari (PL). O cenário se alterou no 2º turno em favor do candidato do Podemos. “Fiz uma reunião para ouvir e todos tiveram a preferência por ele. Os candidatos a vereador foram unânimes em apoiar. Então, o apoio é do vice-governador e do PDT”, afirmou.
OPOSITORES DE SIQUEIRA CAMPOS PREFEREM EDUARDO
Laurez Moreira fez questão de revelar que o ingresso na campanha de Eduardo Siqueira Campos também foi aprovado por dois notáveis opositores de José Wilson Siqueira Campos: o ex-governador Moisés Avelino e o ex-vice-governador Paulo Sidnei. “Além do meu partido, sempre gosto de ouvir as pessoas que considero de bem”, contou. O presidente do PDT no Tocantins afirma que ambos definiram a posição como “corretíssima”.
NÃO É FALTA DE LEALDADE APOIAR QUEM NOS APOIOU
O pedetista também minimizou impactos na relação com o chefe do Poder Executivo, Wanderlei Barbosa (Republicanos), principal cabo eleitoral de Janad Valcari (PL). “Eu não vejo problema nenhum. Em diversos municípios apoiei candidatos diferentes do governador. Nunca deixei de fazer a minha política, lutar por aquilo que acredito”, argumentou. Laurez Moreira também fez questão de lembrar o palanque da liberal em 2022, o que também tem sido reforçado por Eduardo nos últimos dias. “Não vejo falta de lealdade em apoiar uma pessoa que nos apoiou. Não vi a candidata no nosso palanque. Seria falta de lealdade deixar de apoiar quem nos apoiou”, argumentou.
CERTOS PONTOS SÃO INEGOCIÁVEIS, MAS EDUARDO ESTÁ ABERTO A PROPOSTAS
O principal questionamento a Eduardo Siqueira Campos foi em relação à expectativa de receber a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e o deputado estadual Júnior Geo (PSDB), que recebeu 27,99% dos votos válidos (44.326). Os tucanos querem uma agenda propositiva. O candidato do Podemos destacou que certos projetos não abre mão, mas se colocou aberto. “Sempre serei a pessoa do diálogo, sempre saberei enxergar o todo. Respeitarei todas as conquistas. Tenho compromisso com todos os avanços, mas também com todas as mudanças. […] Para cada ataque, uma proposta; para toda boa ideia, o meu acolhimento. Os debates serviram para que deixássemos claras as nossas diferenças. Estes considero pontos inegociáveis. Agora, há de se respeitar tudo aquilo que alguém, que tem uma formação, que é respeitado pela sociedade, possa apresentar”, defendeu.