Derrotado na disputa pelo Senado Federal nas eleições de outubro, o ainda deputado federal César Halum (PRB) está sendo considerado pelo governador Mauro Carlesse (PHS) para assumir a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Seagro) ou ainda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden). O parlamentar tem a seu favor a boa relação com o mundo árabe – um dos maiores compradores de carne do Brasil – e ainda o apoio das principais lideranças agropecuárias do Tocantins.
Um delas é o presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Maurício Buffon, que disse ao CT ver “com bons olhos” a possibilidade. “Halum sempre foi parceiro nosso e tem grande conhecimento do setor agrícola, trabalhou muito na FPA [Frente Parlamentar da Agropecuária] na época em que esteve em Brasília. Tem capacidade de fazer um bom trabalho”, disse. O agricultor ainda elogiou a atuação de Thiago Dourado à frente da pasta, mas vê o deputado com maior “experiência”.
Presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e da Organização das Cooperativas do Tocantins (OCB), Ricardo Khouri também aprova o nome de César Halum. “Acredito tratar-se de pessoa com suficiente conhecimento de causa das questões operacionais e estratégicas que afligem as cadeias produtivas”, avaliou.
César Halum e Mauro Carlesse conversaram nesta segunda-feira, 21, para tratar da reforma administrativa pretendida pelo governo. A expectativa é que o futuro do deputado seja definido após a alteração da estrutura, prevista para ser anunciada no dia 1º de fevereiro.