O ex-deputado estadual Marcelo Lelis vai lançar na quinta-feira, 16, às 19 horas, numa live nas redes sociais, sua pré-candidatura a prefeito de Palmas pelo PV. Será durante uma reunião do partido. Lelis desconversa, disse que está discutindo com a legenda, mas há quem garante que a pré-candidatura dele está pra lá de bem resolvida.
Em 2008
Esta vai ser a terceira vez que o ex-parlamentar disputará a Prefeitura de Palmas. A primeira foi em 2008, contra o então prefeito Raul Filho (MDB), que, pelo PT na época, buscava a reeleição, o que conseguiu. Lelis, contudo, surpreendeu ao ficar em segundo lugar, já que a outra candidatura era da ex-prefeita Nilmar Ruiz, com apoio do então governador Marcelo Miranda (MDB).
Em 2012
O ex-deputado voltou a concorrer em 2012, quando o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) estreava na política. Com apoio do então governador Siqueira Campos, cujo governo já enfrentava profundo desgaste, Lelis perdeu para o iniciante Amastha.
Quarta vez do PV
Esta será ainda a quarta vez que o PV terá candidato a prefeito. A terceira foi em 2016, quando quem concorreu foi a deputada estadual Cláudia Lelis, na época vice-governadora. Ela acabou em terceiro lugar, atrás de Amastha, que foi reeleito, e de Raul.
Em condições
Lelis foi condenado pela Lei da Ficha Limpa por conta de gastos de combustíveis nas eleições de 2012. Seus oito anos de inelegibilidade vencem em 2020. Havia especulações sobre sua situação, mas, com o adiamento das eleições de 4 de outubro para 15 de novembro, seus aliados dizem que não há mais qualquer dúvida sobre a condição jurídica do ex-deputado.