CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Airton Sieben é nomeado reitor da UFNT e será o responsável pela elaboração do estatuto da nova instituição

O Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 9, trouxe a nomeação do professor Airton Sieben como reitor temporário da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que será o responsável pela elaboração do estatuto da nova instituição, bem como  a realização do primeiro primeiro processo eleitoral, para o cargo. Uma comissão estatuinte será nomeado pelo docente.

Extrapolar limites estaduais

À equipe de comunicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Airton Sieben falou sobre os planos para a instituição. “A UFNT será implantada com uma perspectiva de avanços na educação pública, abriu-se uma possibilidade de diversidade de cursos de graduação e pós-graduação, a nova universidade tem como meta ainda, a iniciativa para estudar a inovação, estabelecer estratégias e a justiça social, principalmente nessa parte norte do Tocantins e extrapolando ainda os limites estaduais”, comentou.

Nome de Kênia foi rejeitado pelo MEC

A nomeação de Airton Sieben acontece um ano depois da sanção da Lei que criou a instituição e oito meses depois do nome da professora Kênia Ferreira Rodrigues ter sido rejeitada pelo Ministério da Educação. Na época, o deputado federal Célio Moura (PT) disse à Coluna do CT que o veto foi pelo fato de Kênia Rodrigues não ter apoiado a eleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Perfil de Sieben

Airton Sieben tem 47 anos e é natural de Selbach, Rio Grande do Sul. Mora em Araguaína desde 2004, mesmo ano em que tornou-se professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Sieben é doutor e pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É professor do Curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Território (PGCult) da UFT. Coordena o Laboratório de Cartografia e Estudos de Território (LCET), foi membro da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Lei da Criação da UFNT, é membro da Comissão Central de Transição da UFT/UFNT, participa em grupos de pesquisa, além de ser vice-coordenador do curso de Geografia e membro em várias comissões de gestão da UFT.


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também