O vereador Milton Neris (PP) defende a parceria do governo do Tocantins com a Prefeitura de Palmas para resolver o grave problema da regularização fundiária da Capital. Neris lembra que mais de 13 mil famílias palmenses aguardam a escritura de suas propriedades, morando há décadas em “um local que é seu por direito, porém sem regularizar”.
Para o parlamentar, a parceria entre Estado e município gera “ações positivas”, e ele lembra que no processo de regularização fundiária é importante uma estruturação com equipe técnica de carreira para que “os cidadãos passem a ter o documento definitivo de suas propriedades e recebam investimentos”.
Neris visitou semana passada a Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (Terratins), que está frente ao processo de regularização fundiária pelo Estado. Segundo ele, a Terratins desenvolve um plano de regularização com ações no Tocantins, por meio da cooperação técnica entre com os municípios. De acordo com o vereador, as ações da companhia estão “no caminho certo para resolver problemas antigos de várias comunidades da Capital, como no setor União Sul”. “O setor União Sul, já recebeu benéficos através do poder público, porém os moradores ainda não foram contemplados com o documento definitivo de suas propriedades”, contou.
Intensificar os trabalhos
Na audiência do dia 21, no Palácio Araguaia, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e o governador Mauro Carlesse (PHS) discutiram o processo de regularização fundiária. Ambos concordaram que é preciso intensificar os trabalhos já feitos em conjunto, tanto para áreas urbanas como até mesmo em algumas glebas do município de Palmas.
Conforme a Secretaria Estadual da Comunicação, a finalização do trâmite da documentação relativa ao Jardim Taquari para que o bairro possa receber as obras de infraestrutura foi uma das prioridades elencadas. De acordo com a pasta, o governador e prefeita querem os trabalhos intensificados para que a população veja os resultados em breve. (Com informações das assessorias de imprensa)