O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, exonerou na sexta-feira, 13, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) do Tocantins, Eduardo Suassuna Nóbrega. Ele havia sido indicado pelo deputado federal Vicentinho Júnior (PL). Conforme a Coluna do CT apurou, a saída de Nóbrega seria pressão dos aliados do Palácio do Planalto por conta de votos de Vicentinho contra o governo Jair Bolsonaro. O último foi na quarta-feira, 11, quando da votação do veto do presidente à proposta que ampliava a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na verdade, apenas o deputado Carlos Gaguim (DEM) votou pela manutenção do veto de Bolsonaro.
Herança
O Dnit sempre foi território de senadores. Foi de Carlos Patrocínio e do senador João Ribeiro. Quando Ribeiro faleceu, e dezembro de 2013, o departamento foi “herdado” pelo ex-senador Vicentinho Alves (PL). Após a derrota do pai em 2018, Vicentinho Júnior continuou indicando o titular.
Volta para o Senado
Nos bastidores da bancada federal, a informação é de que o Dnit voltará agora às mãos de um senador, Eduardo Gomes (MDB), que deve indicar o substituto de Nóbrega.
Confira o ato do ministro: