O Ministério Público do Tocantins (MPE) realiza na tarde desta quarta-feira, 18, a solenidade de assinatura do termo de compromisso com a primeira infância pelos candidatos ao Paço da Capital. O órgão informou que os quatro concorrentes confirmaram presença: o ex-prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), os deputados Janad Valcari (PL) e Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (Psol), servidora aposentada. O documento prevê uma série de ações e políticas públicas voltadas às crianças com idade de zero a seis anos.
PRIMEIRA INFÂNCIA É FASE CRUCIAL
A ideia do termo de compromisso é do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), órgão com atuação centrada na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A primeira infância foi priorizada, na proposição aos candidatos, por se tratar de uma fase crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança, que impacta todo o restante da vida, em termos positivos ou negativos, a depender dos estímulos e cuidados recebidos. Na primeira infância o cérebro se desenvolve mais rapidamente, formando as bases para habilidades futuras, como linguagem, aprendizado e controle emocional.
TAMBÉM EM MIRACEMA
A intenção do Ministério Público é estender a iniciativa para outras cidades, garantindo um cuidado amplo para a fase da primeira infância. O mesmo documento será assinado por candidatos a prefeito das três cidades da Comarca de Miracema do Tocantins (Miracema, Lajeado e Tocantínia) também nesta quarta-feira, às 14 horas, na sede das Promotorias.